PUBLICIDADE

Conheça a favela onde nasceu MC Cabelinho

Do Pavão-Pavãozinho, MC cabelinho retrata sua origem nas músicas enquanto projetos sociais impulsionam novas perspectivas na comunidade

31 mai 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
MC Cabelinho nasceu na favela Pavão-Pavãozinho
MC Cabelinho nasceu na favela Pavão-Pavãozinho
Foto: Reprodução: Instagram/mccabelinho

Victor Hugo Oliveira do Nascimento, de 27 anos, mais conhecido pelo seu nome artístico MC Cabelinho, nasceu na favela Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro. O local é um verdadeiro celeiro de inspiração para o artista. No álbum “Ainda”, lançado em julho de 2020, o MC transformou os sons da favela Pavão-Pavãozinho em letras e batidas, dando vida às sirenes policiais e aos tiros de fuzil, retratando a dura realidade da favela. 

Localizada em um morro próximo ao mar, a favela possui uma das vistas mais deslumbrantes da cidade. No entanto, embora seja situada em uma região nobre, entre os bairros de Ipanema e Copacabana, essa comunidade enfrenta sérios problemas sociais.

O Pavão-Pavãozinho faz divisa com a favela do Cantagalo e, de acordo com dados levantados pelo Sabren (Sistema de Assentamentos de Baixa Renda), os primeiros barracos construídos na área eram extremamente precários, feitos com tábuas, latas e cobertos por folhas de zinco. Essas construções surgiram no terreno onde anteriormente se encontrava a quadra Unidos do Pavãozinho.

Buscando promover transformações, vários projetos sociais têm surgido nas favelas, como a ONG Harmonicanto, que oferece uma ampla gama de atividades e programas. Entre as iniciativas estão oficinas de arte, cultivo de horta, estímulo à leitura, aulas de música, reforço escolar e mais.

Criada por Cássia Oliveira, a ONG tem um impacto positivo na comunidade por meio da musicalização, promovendo o crescimento e o desenvolvimento individual de crianças e adolescentes.

No mês de maio, foi estabelecido o Cine Pipoca Funarj nas favelas do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. Essa unidade, que tem como foco a exibição de filmes infanto-juvenis, está localizada no Centro de Referência da Juventude do Pavão-Pavãozinho. A iniciativa oferece filmes, pipocas e refrescos para crianças e jovens de comunidades.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade