PUBLICIDADE
Patrocínio Logo do patrocinador

Verão consciente: Como economizar energia com ar-condicionado

Confira dicas práticas para saber como economizar energia com ar condicionado e reduza o valor da sua conta de luz

24 nov 2023 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Jonathan Borba / Pexels

O verão está chegando e, com ele, o aumento das temperaturas e a necessidade de ligar o ar-condicionado. No entanto, muitas pessoas não sabem que esse aparelho pode ser um dos maiores vilões quando se trata de consumo de energia.

Os altos gastos de energia são uma realidade no verão, onde a conta de luz costuma vir bem mais salgada do que gostaríamos.

Como funciona um ar-condicionado?

Procurar entender como funciona um ar-condicionado pode parecer perda de tempo. Mas e se esse conhecimento te ajudasse a diminuir o valor da sua conta de luz? Saber como funciona o ar-condicionado e que tipos existem pode ser essencial na hora de economizar não só a energia elétrica, mas também a manutenção do aparelho e na garantia de seu uso eficiente.

A explicação é simples: O ar condicionado usa um ciclo de refrigeração para retirar o calor do ambiente interno e transferi-lo para o exterior. Esse ciclo é baseado na evaporação e condensação de um fluido refrigerante.

Assim, é importante destacar que esses aparelhos são compostos, principalmente, por duas partes: o compressor, que é responsável por comprimir o fluido refrigerante, aumentando sua pressão e temperatura; e o condensador, onde o fluido agora quente, libera calor para o ambiente externo e se condensa, transformando-se em estado líquido.

No funcionamento básico, o ar quente e úmido do ambiente é sugado para dentro do aparelho, passa por um processo de resfriamento e desumidificação. Depois dessas etapas, o ar é finalmente redistribuído no ambiente em uma temperatura mais agradável.

Consumo de energia

De fato, o ar-condicionado é um dos equipamentos que mais consome energia elétrica em uma residência. Não é à toa que muitas pessoas buscam saber como economizar energia com ar condicionado.

O motivo é simples: Isso ocorre porque ele utiliza um compressor para resfriar o ar, o que requer um grande consumo de energia. O compressor é, portanto, o principal componente que consome energia no ar-condicionado. Ele é responsável por comprimir o refrigerante, o que exige um grande consumo de energia elétrica.

Além disso, o ciclo de refrigeração do ar, detalhado no início deste artigo, inclui muitas etapas, fazendo com que o processo exija mais energia para ser concluído com eficiência.

Manutenção adequada do aparelho

A sujeira acumulada nos filtros e nas bobinas do ar-condicionado pode prejudicar o seu desempenho e aumentar o consumo de energia. Portanto, uma forma de economizar energia com ar-condicionado é limpando os os filtros regularmente e fazendo a manutenção periódica do aparelho. Para isso, basta seguir as instruções do fabricante.

Além disso, durante a instalação do aparelho, garanta que a vedação das janelas e portas está realmente bem feita. Um ambiente corretamente isolado irá garantir a eficiência do ar-condicionado. Caso tenha dificuldades em resolver algum problema ou limpar o equipamento, invista em serviços profissionais. Afinal, esses serviços tendem a ser muito mais baratos do que trocar um ar-condicionado que quebrou.

Utilização consciente

Alguns cuidados na hora de usar o ar-condicionado ajudam a diminuir os gastos com o aparelho. Escolha da temperatura ideal, evitando temperaturas muito baixas sem necessidade. A recomendação é manter a temperatura do ar-condicionado entre 23°C e 25°C. Essa é a temperatura considerada ideal para o conforto e economia. Cada grau a menos aumenta significativamente o consumo de energia.

• Utilize o modo econômico

A maioria dos aparelhos de ar-condicionado possui um modo econômico ou de baixo consumo de energia. Ao usá-lo, você poderá reduzir o consumo de energia sem comprometer o conforto térmico.

• Desligue o aparelho quando não estiver no ambiente

Essa dica parece óbvia, mas muita gente tem o hábito de deixar o ar-condicionado ligado mais tempo do que o necessário. Lembrar de desligá-lo quando sair do ambiente é uma das melhores formas de economizar.

• Configure o timer

Utilize a função de timer para programar o desligamento automático do ar-condicionado. Assim, você evitará que o aparelho fique ligado desnecessariamente durante a noite ou quando você estiver fora de casa.

Atenção na hora da compra e instalação

Quando pensamos em como economizar com ar-condicionado é comum acharmos que o importante é apenas utilizá-lo de forma consciente. No entanto, quem busca economizar na conta de luz tem que estar atento bem antes disso.

Se você compra um ar-condicionado apenas pelo preço e não busca saber mais sobre o modelo e seu nível de eficiência energética, já temos um problema. O momento de instalação também oferece oportunidades para que o aparelho funcione da melhor forma possível.

Ao comprar um ar-condicionado novo, opte por um modelo com classificação energética alta, como os que possuem o selo Procel . Isso significa que o aparelho é mais eficiente em termos de consumo de energia.

Dimensionar corretamente o ar condicionado em relação ao espaço do cômodo também é fundamental para a economia.

Escolha um aparelho com a potência adequada para o ambiente. Um aparelho com potência superior à necessária consumirá mais energia do que precisa.

Alternativas econômicas 

Utilize cortinas ou persianas para bloquear a entrada direta de luz solar nos cômodos. Isso ajudará a reduzir o aquecimento do ambiente. Dessa forma, o ar-condicionado não precisará trabalhar tão duro para resfriá-lo.

Considere o uso de ventiladores. Em vez de ligar o ar-condicionado o tempo todo, considere o uso de ventiladores para circular o ar no ambiente. Os ventiladores consomem menos energia e podem ajudar a manter a sensação de conforto térmico.

Se possível, deixe janelas e portas abertas para otimizar a circulação do ar. Essa é uma forma de refrescar o ambiente e diminuir o uso do ar-condicionado.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade