PUBLICIDADE

Unhas de gel: aplicação, cuidados e valores

Com maior durabilidade e brilho, a esmaltação em gel tornou-se queridinha nas esmalterias; saiba mais sobre como é feita, preços e contraindicações

13 nov 2021 10h30
ver comentários
Publicidade
A cabine de luz usada para a secagem das unhas requer alguns cuidados, segundo dermatologista
A cabine de luz usada para a secagem das unhas requer alguns cuidados, segundo dermatologista
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Se antes o horário na manicure consistia em tirar as cutículas e pintar as unhas, hoje, esse momento se tornou uma verdadeira experiência. Isso porque os avanços estéticos permitiram que novas formas de cuidar das garras fossem criadas, como é o caso das unhas de gel. "A esmaltação em gel é realizada sobre as unhas naturais, oferecendo maior durabilidade do esmalte e resistência contra quebras. Já o alongamento em gel moldado, que não utiliza fibra, é usado para alongar as unhas", explica Luciele Schumacher, fundadora da esmalteria Elo Nails Art, em São Paulo (SP).

Como é feito? 

O processo para as unhas de gel começa da maneira tradicional: limpar o esmalte antigo, lixar e retirar as cutículas. Depois, a unha precisa ser higienizada com produtos chamados primer e prep — preparadores para a esmaltação — e recebe a base em gel, que deve secar na cabine de led. Em seguida, é hora de aplicar a esmaltação em gel e levar a mão novamente à cabine para secar. A finalização é feita com o top coat, um tipo de finalizador, e a cliente poderá escolher entre os efeitos fosco e brilhoso. 

E o alongamento? Se você optar por dar uma turbinada nas garras, será utilizado um molde que é retirado das unhas após a secagem do gel para alongá-las. Ele também deve secar na cabine de led. 

Durabilidade

Segundo Camila Schumacher, também sócia do espaço de beleza, as unhas de gel esmaltadas duram de 15 a 21 dias e permanecem com o mesmo brilho desde a aplicação. "Essa é uma das suas principais vantagens, porque você não precisa fazer a manutenção dela semanalmente como na esmaltação normal", destaca. Mas para tudo dar certo, lembre-se de que não deve arrancar o esmalte, ok? A remoção do cosmético precisa ser feita por um profissional qualificado e com produtos específicos. 

Unhas de gel custam caro?

As fundadoras salientam que o preço do procedimento varia de lugar para lugar. Você pode investir na esmaltação em gel para as mãos por uma média de R$ 90 a R$120 reais. Ainda que pareça um valor meio salgado, vale lembrar que a ida à manicure não será mais semanal, então pode acabar compensando, né?!

De olho nos cuidados 

Luciele e Camila alertam para pontos importantes que vão além da estética: as contraindicações das unhas de gel. "Salientamos que é fundamental se atentar ao fato de que pessoas com doenças de pele, infecções, unhas frágeis ou que estão em tratamento contra o câncer, além das crianças, não devem realizar este serviço por causa das substâncias químicas e agressivas do esmalte e de outros produtos utilizados", reforçam.

A preocupação delas é a mesma da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) quanto à esmaltação em gel. Segundo a dermatologista Cristina Figueira de Mello, assistente do ambulatório de Cabelos e Unhas do Hospital das Clínicas da UNICAMP, o ideal é dar um intervalo de duas a três semanas entre as sessões para que as unhas se recuperem dos produtos usados. Além disso, ela reforça as contraindicações citadas pelas fundadoras e recomenda ainda o uso de protetor solar nas mãos antes de submetê-las à luz de secagem. 

Fontes: Camila e Luciele Schumacher, sócias fundadoras da esmalteria Elo Nails Art; Cristina Figueira de Mello, dermatologista e assistente do ambulatório de Cabelos e Unhas do Hospital das Clínicas da UNICAMP, e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Alto Astral
Publicidade
Publicidade