Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Viradinha: SP terá 1ª edição de Virada Cultural para crianças

É neste final de semana, nos dias 4 e 5 de outubro [...]

2 out 2025 - 18h41
Compartilhar
Exibir comentários

Inspirada no projeto Virada Cultural, a Viradinha acontece nos próximos dias 4 e 5 de outubro (sábado e domingo), com programação infantil gratuita em todas as regiões da cidade de São Paulo.

A primeira edição do evento terá 400 atividades em 90 espaços da rede municipal e do Sesc, conduzidas por cerca de 650 artistas, em áreas como teatro infantil, música, contação de histórias e intervenções artísticas.

Para Totó Parente, Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, a Viradinha é um meio de reforçar o papel da cultura como espaço de encontro, formação e celebração da infância.

"Queremos oferecer às famílias experiências diversas e de qualidade, em todos os cantos da cidade", promete o Secretário.

Viradinh/
Viradinh/
Foto: João Gomes Caldas Filho / Viagem em Pauta

Veja alguns destaques programação da Virada Cultural infantil

Caro Kakfa

teatro

A Cia Elevador de Teatro Panorâmico volta a apresentar esse emocionante espetáculo sobre o encontro do escritor Franz Kafka com uma menina que chora pelo sumiço da sua boneca. Então, ele se apresenta como "o carteiro das bonecas" e, a partir daí, começa a trazer correspondências da boneca para a garota.

Dias 4, às 16h, no Centro Cultural Vila Formosa, e 5, às 16h, no Centro Cultural Vila Formosa (Av. Renata, 163 - Vila Formosa)

Barbatuques

música

Esse grupo de percussão corporal mostra o espetáculo "Tum Pá", levando o universo da música e da percussão corporal para as crianças. Os Barbatuques mostram que é possível fazer ruído do vento com a boca ou o barulho da chuva com as mãos, convocando as crianças, de forma lúdica e divertida, a produzir sons com o corpo.

Dia 4, às 16, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade)

As Luvas de Shakespeare

teatro

Neste espetáculo, a companhia Vagalum-tum-tum, conhecida por adaptar clássicos da obra de Shakespeare para o público infantil, conta a história do jovem Shakespeare, ainda criança. Fascinado pelo teatro, muda-se para Londres e passa a trabalhar como "flanelinha" de cavalos nas imediações dos teatros. Um dia, é chamado para substituir um ator ausente e descobre seu verdadeiro talento de atuar e escrever peças de grande sucesso.

Dia 4, às 11h, no Centro Cultural Olido (Av. São João, 473)

As Luvas de Shakespeare
As Luvas de Shakespeare
Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

Os Mequetrefe

teatro

Um dos grupos mais longevos da capital, os Parlapatões levam essa montagem com quatro palhaços - todos chamados Dias - vivendo um dia de total nonsense. Do despertar até o fim do dia, eles transformam situações cotidianas em passagens hilárias e poéticas.

Dia 4, às 16h, no Tendal da Lapa (R. Guaicurus, 1100 - Água Branca)

Banho é Bom, mas Música é muito Melhor

música

O músico e compositor Hélio Ziskind apresenta composições produzidas para crianças pequenas e grandes. A conversa promete muita prosa e canções, com destaque para "Banho é Bom", "Abertura do Cocoricó" e "Vitamina Tutti-Fruti".

Dia 4, às 14h30, no Sesc CPF (Rua Dr. Plício Barreto, 285, 4º andar)

As pedras de Xavier

teatro

Com mais de 40 anos de estrada, o grupo XPTO é conhecido pela sua pesquisa em diversas linguagens artísticas como teatro de animação, performance, música ao vivo e teatro físico. Esse espetáculo é uma homenagem a Javier Villafañe, um conhecido titeriteiro argentino, famoso por criar bonecos articulados com fios, tendo circulado por diversos países latino-americanos difundindo o Teatro de Objetos.

Dia 5, às 16h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (R. Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo)

Barco Mundo

música

Velejando o Barco Mundo e guiados pela Árvore Ancestral, a Onça-Pintada, o Macaco-Prego e a Perereca-Usina passam por diversas aventuras e desafios, como o mar de lama, a seca e o rio poluído, e encontram mais um aliado, o Cachorro-Caramelo, que conhece bem a cidade.

Dia 5, às 15h, no Polo Cultural Municipal Vila Itororó (R. Maestro Cardim, 60, Bela Vista)

Conto um Conto "Histórias Maluquinhas"

Nesta atividade, livros de Ziraldo são adaptados para a tradição oral da contação de histórias, como "Entre Cobras e Lagartos" e "O Menino Maluquinho".

Dia 5, às 13h, no CCBB (Rua Álvares Penteado, 112)

Confira a programação completa no site do evento: www.viradinhasp.com.br

Divulgação
Divulgação
Foto: Viagem em Pauta
Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade