PUBLICIDADE

vc repórter: Parque Halfeld reúne árvores exóticas em Juiz de Fora

7 nov 2012 - 22h07
(atualizado em 8/11/2012 às 13h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Com 110 anos de história, o Parque Halfeld é um dos principais símbolos de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Situado entre duas das principais ruas da cidade, Marechal Deodoro e avenida Barão do Rio Branco, é um dos mais importantes pontos de encontro e entretenimento, oferecendo programações de lazer e cultura em meio à natureza.

O abricó-de-macaco é uma das árvores símbolo do parque, que conta com mais de 50 espécies distintas
O abricó-de-macaco é uma das árvores símbolo do parque, que conta com mais de 50 espécies distintas
Foto: Frascisco Pugliese / vc repórter

O destaque, no entanto, são as mais de 50 espécies diferentes de árvores. Entre elas, o abricó-de-macaco tornou-se símbolo do local que, mesmo no coração da cidade, em área urbana, é um oásis de tranquilidade. Ao todo, são cerca de 150 árvores de espécies distintas, entre cedros, palmeiras, ipês, figueiras e até um Pau-Brasil.

A fauna também é característica: o parque ainda abriga micos-estrela e, em alguns trechos do Rio Paraibuna, grupos de capivaras convivem pacificamente com o barulho das ruas no entrono.

Entregue em 1902, foi remodelado e ganhou novas formas paisagísticas durante as décadas de 1950 e 1960, até chegar à estrutura conhecida hoje, após uma última reforma em 1981.  

As áreas de areia e terra foram substituídas pelo passeio de pedras portuguesas, um dos símbolos do local, e apenas alguns elementos tradicionais, como a ponte, o “quiosque de bambu” e o lago foram mantidos tais quais projetados em meados de 1900.

Tombado pela prefeitura de Juiz de Fora como patrimônio histórico em dezembro de 1989, o Parque Halfeld está encravado no coração da cidade, unindo a natureza à tradição de prédios históricos, como a Câmara Municipal, a Prefeitura Municipal, o Fórum Benjamim Colucci, a Igreja de São Sebastião e a Igreja Metodista Central.

O internauta Franciso Pugliese, de Juiz de Fora (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade