10 eventos ao vivo

Cancún

Festa com muita bebida e pouca roupa gira economia de Cancún

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Durante o mês de março, as praias e hotéis de Cancún são invadidos por multidões de jovens americanos que desembarcam no litoral mexicano para aproveitar o momento mais esperado do ano escolar. Como as férias de fim de ano caem no inverno nos Estados Unidos, as universidades e escolas costumam fazer apenas uma breve parada entre o Natal e o Ano Novo e reservar mais duas semanas de descanso para os alunos em março, para que estes aproveitem a chegada da primavera. Trata-se do spring break (parada de primavera em inglês).

A tradição é antiga nos Estados Unidos, e inicialmente os jovens costumavam organizar viagens dentro do próprio país. Com o tempo, porém, grupos passaram a planejar formas mais ousadas de celebrar o fim do inverno, e o Caribe se tornou um dos destinos preferidos dos estudantes americanos. E, entre as várias opções disponíveis na região, Cancún  logo se tornou a predileta.

Hoje, são cerca de 30 mil jovens (não só americanos) que desembarcam no balneário em março para curtir as festas de arromba organizadas pelos hotéis e bares locais. Nos últimos anos o evento ganhou tamanha dimensão que grandes empresas, como a MTV, começaram a organizar suas próprias festas de spring break em Cancún. O roteiro é bem familiar para quem está acostumado com o Carnaval no Brasil: música, bebida e azaracão para além de qualquer limite. O detalhe é que, como a badalação é na praia, biquinis e músculos se exibem por todas as partes.

Cancún: Litoral paradisíaco e herança cultural

O spring break seria apenas uma dor de cabeça para os empresários locais se não fosse um dos motores da economia local. Segundo dados da Secretaria de Turismo do governo de Quintana Roo (estado onde fica Cancún), março é um dos meses em que o balneário apresenta as maiores taxas do ano de ocupação hoteleira e de desembarque de turistas.

Para se ter uma ideia, enquanto em setembro de 2013 a taxa de ocupação dos hotéis de Cancún não passava de 60%, em março deste ano esse número era de 83,9% – um recorde histórico. No mesmo mês de março de 2013, desembarcaram na região nada menos que 398 mil turistas, a segunda melhor marca para um único mês nos últimos sete anos. Diante desses números, não é difícil entender porque Cancún recebe de braços abertos esses jovens e suas festas sem limites.

Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade