PUBLICIDADE

Veja atrações de Bento Gonçalves, opção charmosa da Serra Gaúcha

Compartilhar

O inverno já está quase no fim e uma opção charmosa e inspiradora para quem quiser aproveitar o restinho da temporada fria do ano é visitar a rota do vinho em Bento Gonçalves, um roteiro alternativo (e mais econômico) à dobradinha Gramado/Canela.

A cidade está entre as dez maiores economias do Rio Grande do Sul, com população de 106 mil habitantes e é considerado o mais importante polo moveleiro gaúcho. Além disso, a vinicultura e a produção de vinho também são destaques. Ou seja, os turistas têm ali um prato cheio para conhecer e realizar, até mesmo, cursos, de duração de um turno, sobre como saborear os típicos vinhos da região e visitar aconchegantes vinícolas artesanais.

Bento Gonçalves é também a primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência pelo Vale dos Vinhedos, certificado que qualifica a origem do produto em nível mundial. Não é à toa que a Festa Nacional do Vinho, a Fenavinho, é realizada na cidade e se tornou sinônimo de lazer, diversão e negócios.

Conheça a seguir as opções turísticas da cidade:

Maria Fumaça: passeio de 23 km numa locomotiva do século XIX, surpreendendo o turista em cada estação. Shows folclóricos, degustação de queijos, vinhos e espumantes.

Vale dos Vinhedos: primeiro e mais importante destino enoturístico do Brasil, proporciona ao visitante a contemplação da paisagem vitivinícola. É possível visitar estruturas vinícolas, apreciar a cultura da imigração italiana e degustar a culinária diferenciada.

Caminhos de Pedra: passeio pela história da imigração italiana através da interatividade com o visitante. Ali, o turista contempla as atividades práticas desenvolvidas nas diversas propriedades, tais como a moagem da erva-mate (da qual é feita o chimarrão), a elaboração de produtos diferenciados à base de leite de ovelha, o ofício da tecelagem e a elaboração de massas.

Epopéia Italiana: parque temático que desvenda ao visitante a história da imigração italiana, permitindo viver o cotidiano dos imigrantes em 1875, ano que marcou a chegada dos primeiros italianos à região. Rua Visconde de São Gabriel, esquina com a rua Fernandes Vieira, 507 - Bairro Cidade Alta.

Onde ficar:

A região de Bento Gonçalves conta com uma rede de hoteleira de quase 30 hotéis e pousadas. Dentre os destaques, o novo Viverone Hotel, inaugurado em 2010, situado na zona central da cidade, possui 121 apartamentos em 14 andares, restaurante e estrutura para convenções. O hóspede conta com serviços de ofurô, fitness, massagem, cafeteria e um restaurante especializado na culinária italiana.

Já o Dall'Onder Vittoria Hotel, localizado no bairro Cidade Alta, conta com 109 apartamento e suítes, centro de eventos. Com 128 quartos, o Hotel & Spa do Vinho Caudalie é outro destaque da região. Possui serviço de spa completo, piscina e quadra de tênis, além de dois restaurantes. Fica no Vale dos Vinhedos.

Serviço:

Viverone Hotel: Rua Carlos Flores, 301 - Planalto. Tel: (54) 3052- 8088.

Hotel & Spa do Vinho Caudalie. Rod. RS 444, KM 21, Vale dos Vinhedos. Tel : (54) 2102-7200.

Dall'Onder Vittoria Hotel - Rua 13 de Maio, 800. Tel: (54) 3455-3000.

Maria Fumaça é opção de passeio em Bento Gonçalves
Maria Fumaça é opção de passeio em Bento Gonçalves
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade