São Paulo: destinos para ver tapetes coloridos de Corpus Christi
A tradição começou no arquipélago de Açores e foi difundida no Brasil ainda na época da colonização [...]
É durante um dos feriados religiosos mais tradicionais do país que o interior paulista ganha outras cores com os tradicionais tapetes coloridos de Corpus Christi.
Nesta quinta-feira, 19 de junho, alguns municípios de São Paulo exibem seus extensos tapetes coloridos pelas ruas, quando o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP), estima que São Paulo movimente R$ 5,9 bilhões. Para o quarto superferiado de 2025, são esperados 3,2 milhões de pessoas circulando pelo estado, o que representa aumento de 10,3% em relação ao ano passado.
Tapetes coloridos de Corpus Christi
Essa tradição de origem portuguesa começou no arquipélago de Açores e foi difundida aqui no Brasil ainda na época da colonização portuguesa.
Tanto no Brasil como em Portugal, ainda de madrugada, as pessoas montam extensos tapetes multicoloridos com desenhos religiosos, feitos com serragem, flores, pedras e farinha e areia, por onde passam as procissões.
O Corpus Christi, que lembra a morte e ressurreição de Jesus, é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas de diversas cidades brasileiras, simbolizando a presença de Cristo na Eucaristia.
A celebração data do século XIII e está no calendário litúrgico para enfatizar a presença de Jesus no pão e no cálice.
Veja destinos
Embu das Artes
a 28 km de São Paulo
Bem pertinho da capital paulista, Embu é famoso pela feira de arte e artesanato, cujos tapetes religiosos são feitos com ráfia, cal, tinta e cola branca por diversas paróquias. A celebração atrai milhares de pessoas e reforça o perfil artístico do município.
Santana de Parnaíba
a 38 km da capital paulista
A cidade celebra o feriado com cerca de 850 metros de tapetes de serragem, no Centro Histórico, conhecido por seus casarões coloniais. Além da programação religiosa, há feira de artesanato, alimentação e apresentações culturais.
Pirapora do Bom Jesus
53 km
A festividade contará com 51 tapetes sobre a história do município, distribuídos entre o Santuário do Senhor Bom Jesus, escolas municipais, secretarias, ONG's e Associações. A programação inclui missas e procissão no Santuário, ponto central da celebração.
Organizado pelo Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, com o apoio da Prefeitura, o evento está marcado para 19 de junho, com missa solene às 10h e 16h no Santuário, seguida de procissão pelas ruas do centro da cidade.
Santa Isabel
60 km
O Município Turístico de Santa Isabel mantém a tradição de tapetes confeccionados por escolas e comunidades locais na Avenida República. Feitos com serragem, cal e flores, simbolizam o caminho para a Eucaristia. A tradição moradores e turistas.
Matão
303 km
Matão realiza o Corpus Christi há 77 anos e o tema de 2025 é "Eucaristia nos faz peregrinos de esperança", cuja programação inclui missas, feira de artesanato, exposições e shows. Tapetes coloridos ocuparão o centro da cidade com imagens e mensagens religiosas.
Ibitinga
343 km
A Capital Nacional dos Bordados é famosa por seu setor têxtil e transforma suas ruas em verdadeiros bordados com tapetes exclusivos feitos de lençóis, colchas e edredons, que depois são vendidos. A cidade une fé, tradição e economia criativa.
Paraguaçu Paulista
465 km
A cidade prepara tapetes com o apoio do artista capixaba Geraldo Vinco. O tema deste ano é "Os Sacramentos da Igreja" e terá missas, procissões e encenação da Paixão de Cristo.