PUBLICIDADE

Pomerode: Museu interativo é programa lúdico para as crianças

A exposição compara as semelhanças e diferenças entre Brasil e Alemanha de forma lúdica e divertida

19 jun 2024 - 12h09
Compartilhar
Exibir comentários

Inaugurado em 2023 em Pomerode, o Museu Interativo Brasil Alemanha é um programaço para levar as crianças. A exposição compara características dos dois países de forma muito interativa e visual, com painéis, totens e brincadeiras ao longo da mostra. 

Museu interativo em Pomerode é ótimo passeio para as crianças
Museu interativo em Pomerode é ótimo passeio para as crianças
Foto: Museu Interativo Brasil Alemanha/Divulgação / Viagem e Turismo

A primeira etapa é uma contextualização histórica a respeito da influência alemã na cidade de Pomerode. Dois painéis digitais horizontais, que formam dois corredores ao longo do espaço, contam como estava composto o grupo de colonizadores e de que forma foi feita essa viagem. Cartas trocadas entre eles, curiosidades e outros fatos são expostos de forma lúdica e didática. 

Então, os visitantes vão para a próxima sala, que é a principal da mostra. Ali, há várias formas de interagir com o conteúdo de forma divertida. Há um quiz que mostra imagens de cidades no Brasil e na Alemanha - o desafio é escolher em qual dos dois países cada uma delas está.

Uma espécie de livro digital gigante (em que é possível virar as páginas com as pontas dos dedos, como uma tela touch screen) conta as principais histórias dos irmãos Grimm, alemães cujos contos fazem muito sucesso aqui no Brasil. 

A próxima etapa envolve curiosidades sobre os dois países - a proposta é comparar dados econômicos, sociais e geográficos do Brasil e da Alemanha sem complexo de vira-lata, o que a mostra faz muito bem. É possível girar manivelas, abrir gavetas e apertar botões para revelar as informações, de forma visual e divertida.

Uma das partes mais interessantes da mostra está em dois totens digitais que fazem uma comparação entre as maneiras como certas notícias foram veiculadas em jornais no Brasil e na Alemanha - alguns exemplos são o 11 de Setembro, a queda do muro de Berlim e o jogo do 7x1 na Copa de 2014. 

Serviço 

O museu fica na Rua Paulo Zimmermann, nº 65, no centrinho turístico de Pomerode.

O espaço abre de quarta a segunda-feira, das 9h às 19h, e aos domingos e feriados das 9h às 18h. O ingresso custa R$ 30 (inteira) e está à venda através do site .

Veja um guia completo de Pomerode 

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade