Site aponta 15 'Venezas' pelo mundo
Veneza tem belos monumentos e uma arquitetura charmosa, suficientes para ser uma das cidades mais charmosas do planeta. Mas, não há duvida, o que realmente faz dela um lugar totalmente único são seus canais. O site americano Huffington Post selecionou quinze “Venezas” ao redor do planeta. Além da original tem cópias e reproduções, há os lugares que se chamam "a Veneza de..." para atrair turistas e tem outros que, simplesmente, evocam cidade italiana pela geografia peculiar. Confira e julgue você mesmo.
Veneza, Itália: Veneza é um das cidades mais bonitas e românticas do planeta, com suas inconfundíveis gôndolas navegando por mais de 110 canais entre 118 ilhas. A cidade se alça numa lagoa formada pelo Mar Adriático, no nordeste da Itália. Monumentos como a Basílica de São Marcos e a Piazza São Marcos (patrono da cidade), encontram-se entre os mais famosos do planeta e fazem parte do grande patrimônio histórico e cultural desta maravilha de destino.
Venetian Resort, Las Vegas, Estados Unidos: Las Vegas, cidade do pecado, tem uma opções de entretenimento para todos os gostos, com excentricidades que fazem dela um lugar diferente de qualquer outro no mundo. Esta cidade do estado americano do Nevada, situada no coração do deserto de Mojave, também “leva” seus visitantes a outros lugares do planeta. Além de réplicas da Torre Eiffel, da Estátua da Liberdade, Las Vegas tem um resort que imita Veneza: trata-se do Venetian Resort, onde os visitantes se locomovem em gôndolas a través de um sistema de canais artificiais.
Venice, Califórnia, Estados Unidos: o distrito de Venice, no oeste de Los Angeles, é hoje um dos mais vibrantes e ecléticos da cidade. Venice nasceu em 1905 a partir de uma idéia do milionário Abbot Kinney, que decidiu criar um balneário imitando a famosa cidade italiana e cavando canais artificiais onde navegavam, na época, gôndolas no melhor estilo veneziano. Após alguns anos de decadência, a área foi revitalizada, mas os canais em questão encontram-se a alguns quarteirões da praia, setor mais turístico de Venice.
San Antonio, Texas, Estados Unidos: San Antonio, grande cidade do Texas, tem uma série de canais no centro da cidade, numa área conhecida como River Walk, uma das principais atrações turísticas do estado. Algumas de suas pontes parecem ter sido inspiradas nas pontes de Veneza. Não por acaso San Antonio é apelidada de ‘pequena Veneza do Texas”.
Fort Lauderdale, Flórida, Estados Unidos: Fort Lauderdale é uma cidade turística ao norte de Miami, freqüentada principalmente por jovens em busca de diversão em suas praias e baladas. Mas outro de seus atrativos encontra-se em seus mais de 260 km de canais, usados pelos moradores para amarrar e transportar seus barcos e iates até o oceano.
Puerto de Mogán, Ilhas Canárias, Espanha: arquipélago espanhol frente ao litoral africano, as Ilhas Canárias são conhecidas por suas belas praias, ensolaradas o ano inteiro. Mas no vilarejo de Puerto de Mogán, sudoeste da ilha de Gran Canária, o que mais chama atenção é o sistema de canais que passam frente às casinhas pitorescas e levam à marina de Mogán.
Recife, Pernambuco, Brasil: Recife, capital pernambucana se destaca por sua arquitetura herdada da colonização holandesa e sua atmosfera vibrante. Mas a cidade não seria igual sem seus numerosos canais , rios e pontes, que a fazem merecer seu apelido de “Veneza brasileira”.
Séte, França: situada à beira do Mediterrâneo, ao norte da cidade de Perpignan, a cidade de Sète é uma pérola do litoral francês, bastante parecida com Veneza. O Canal do Midi encontra-se com o mar, criando no caminho numerosos canais que decoram a cidade e lhe dão um toque ainda mais especial.
Nantes, França: sexta maior cidade da França e maior da região da Bretanha, Nantes foi conhecida por muito tempo como a “Veneza do oeste” pelo grande numero de canais que existiam até o começo do século 20. Muitos deles foram cobertos pelas autoridades da época, mas a cidade ainda tem rios, riachos e alguns canais que lembram o passado de Nantes.
São Petersburgo, Rússia: antiga capital russa à beira do Mar Báltico, São Petersburgo ganhou no começo do século dezoito um grande numero de canais planejados para facilitar o transporte de cargas e pessoas. A maioria destes canais ainda existem, e as centenas de pontes que dão ares de Veneza a São Petersburgo.
Monastervin, Irlanda: pequena cidade com menos de 2 500 habitantes a 60 km de Dublin, capital da Irlanda, Monastervin é bordeada por um grande canal pontuado por numerosas pontes. Suficiente para que a cidade seja considerada como uma espécia de Veneza irlandesa.
Amsterdã, Holanda: Amsterdã, capital holandesa, atrai turistas do mundo inteiro em busca de diversão, bons passeios e atividades culturais. Além de seu ambiente totalmente único, com uma cultura liberal e vibrante, e seus museus, parques e diferentes atrações, Amsterdã tem uma beleza que não seria a mesma sem os numerosos canais e pontes que se encontram por todo o centro da cidade.
Alappuzha, Índia: a cidade de Alapphuzha é uma das maiores da região de Kerala, no sul da Índia. Assim como Kerala em geral, Alappuzha se destaca por seus remansos, canais , lagoas e praias, com paisagens bem diferentes das casas e monumentos europeus de Veneza.
Bangkok, Tailândia: Bangkok é uma cidade frenética, freqüentada principalmente pelos turistas de passagem a caminho das praias e ilhas tailandesas. Entre as atrações que os visitantes encontram na capital encontra-se um complexo sistema de canais conhecidos como “khlongs”, com barcos de transporte e mercados flutuantes.
Suzhou, China: cidade do subúrbio de Shanghai com mais de 6 milhões de habitantes, Suzhou situa-se perto da boca do rio Yangtze, e teve há vários anos uma extensa rede de canais. Muitos canais foram pavimentados, mas alguns deles outros existem e servem como atração turística e memória de épocas passadas.