Saiba quais são os novos cartões-postais, segundo a 'Travel and Leisure'
A revista de turismo americana Travel and Leisure fez uma pesquisa em seu site para descobrir quais eram, segundo seus leitores, os principais "novos cartões-postais". Os tipos de novidades foram divididas entre pontes, museus, parques, espaços públicos, centros esportivos e culturais. Os resultados, dominados pelos Estados Unidos, podem causar polêmica. Conheça as escolhas dos leitores.
Pontes
1) Grand Canyon Skywalk, Arizona
O Grand Canyon Skywalk é uma passarela de vidro que fica sobre um vão de mais de 1.300 metros acima do solo. A passarela, situada no oeste do Parque Nacional do Grand Canyon, é formada por uma plataforma de 500 toneladas com capacidade para suportar o peso de até oitocentas pessoas.
2) Ponte Pedestre de Henderson Waves, Cingapura
A Ponte Pedestre de Henderson Waves é uma passarela de 274 metros de extensão que atinge 36 metros de altura, com ondulações que lhe dão um estilo único. A passarela conecta os parques Mount Faber e Telok Blangah Hill dois dos três que formam os parques de Southern Ridges, em Cingapura.
3) Viaduto de Millau, França
Inaugurado no final de 2004, no sul da França, o Viaduto de Millau é a ponte mais alta do mundo, com seus 343 metros. A ponte estaiada se estende por 2.460 metros, atravessando o vale do rio Tarn e com um entorno belíssimo.
4) Ponte della Costituzione, Veneza, Itália
A Ponte della Costituzione é a quarta das pontes construídas sobre o Grande Canal de Veneza. Projetada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, atinge uma extensão de 94 metros e tem chega a quase 10 metros de altura em seu ponto mais alto.
5) Langkawi Sky Bridge, Langkawi, Malásia
Situada no arquipélago de Langkawi, formado por 90 ilhas no oeste da Malásia, a Langkawi Sky Bridge é uma ponte pedestre pela qual os visitantes podem andar em meio às nuvens. Acessível por um teleférico, a ponte passa em volta do pico de Gunung Mat Chinchang e sua frondosa vegetação a 700 metros de altura e percorre 125 metros com impressionantes paisagens panorâmicas.
Museus
1) Museu Soumaya, Cidade do México, México
Museu de entrada franca que pertence ao mexicano Carlos Slim, um dos homens mais ricos do planeta, o Soumaya foi inaugurado em 1994, mas ganhou um novo e moderno prédio em 2011. Com obras dos maiores artistas europeus dos séculos 15 a 20, artistas mexicanos e documentos históricos, o Soumaya fica agora numa estrutura projetada pelo arquiteto mexicano Fernando Romero, construída a um custo de mais de 70 milhões de dólares.
2) Museu de Arte Moderna de Fort Worth, Fort Worth, Estados Unidos
O Museu de Arte Moderna de Fort Worth, mais conhecido como o "Modern", inaugurou seu prédio atual, criado pelo arquiteto japonês Tadao Ando, em 2002. Com cinco modernos pavilhões, o Modern levou novos ares à cidade texana de Fort Worth. Apresenta arte pós-Segunda Guerra, com exposições temporárias e uma exposição permanente que inclui obras de artistas como Pablo Picasso e Andy Warhol.
3) Instituto de Arte Contemporânea, Boston, Estados Unidos
O Instituto de Arte Contemporânea de Boston, ICA, é um museu e espaço de exibições fundado em 1936. Em 2006, seu novo prédio foi inaugurado, lançando ao mesmo tempo sua primeira mostra permanente. O prédio foi instalado no bairro portuário de Seaport, e se transformou numa das estruturas mais modernas de Boston, cidade que não via a inauguração de um museu de arte há mais de um século.
4) Ala Moderna do Instituto de Arte de Chicago
Aberta em 2009, a Ala Moderna do Instituto de Arte de Chicago foi criada para receber a coleção de arte dos séculos 20 e 21 do museu. O prédio, projetado pelo prestigioso arquiteto italiano Renzo Piano, tem um design moderno e inovador, com grandes janelas que permitem a entrada de muita luz.
5) De Young Museum, San Francisco, Estados Unidos
O De Young Museum é o museu de Belas Artes de San Francisco. Situado dentro do Golden Gate Park, principal parque da cidade, abriu suas portas em 1894. Depois de ter sido muito afetado pelo terremoto de 1989, o edifício original foi demolido, e em seu lugar foi construído um novo prédio, inaugurado em 2005. A estrutura, coberta de cobre e culminada por uma torre, causou controvérsia no momento de sua criação, mas se adaptou bem ao Golden Gate Park, virando um cartão-postal da cidade.
Parques e espaços públicos
1) National September 11 Memorial, Nova York, Estados Unidos
Inaugurado para os dez anos do atentado de 11 de setembro, o National September 11 Memorial está situado no Ground Zero, ponto onde se encontravam as torres gêmeas do World Trade Center. Após a longa retirada dos escombros e a escolha do projeto, o memorial começou a ser construído em 2006 e deu lugar a uma bela área verde no coração de Nova York. Tem, entre outras lembranças, uma placa com o nome de cada falecido no atentado.
2) Millenium Park, Chicago
O Millenium Park é um parque situado dentro do Grant Park, grande parque de Chicago com espaços verdes e museus. Inaugurado em 2004, o Millenium Park ocupa uma área de 99 000 metros quadrados à beira do Lago Michigan e virou um dos espaços prediletos de lazer ao ar livre para os habitantes da cidade.
3) Sands SkyPark at Marina Bay, Cingapura
Inaugurado em 2010, o Marina Bay Sands é um gigantesco hotel de Cingapura com três torres de 55 andares. As torres são unidas por uma imensa plataforma conhecida como SkyPark, um espaço com restaurantes, discotecas e uma piscina de borda infinita com vista sobre Cingapura, a estarrecedores 190 metros do chão.
4) High Line, Nova York, Estados Unidos
Situado num trecho de 1,6 km de uma antiga via de trem do oeste de Manhattan, o High Line é um parque elevado criado em 2009 , que deu um novo charme a esta parte de Nova York. O High Line permitiu renovar um espaço que estava inutilizado e em mau estado, agregando área verde à cidade.
5) Metropol Parasol, Sevilha, Espanha
O Metropol Parasol é uma gigantesca estrutura de madeira sustentada por duas colunas de concreto na praça La Encarnación, na cidade espanhola de Sevilha. A obra, que imita a forma de seis guarda-sóis com uma altura de mais de 25 metros, está dividida em quatro andares, com lojas, restaurantes, museus e terraços com vista panorâmica sobre a cidade.
Arranha-céus
1) New York by Gehry, Nova York, Estados Unidos
É difícil para um arquiteto erguer um arranha-céu que se destaque entre os imponentes prédios de é Nova York. Para o famoso arquiteto americano Frank Gehry, o desafio foi levado muito a sério, com a criação do New York by Ghery, arranha-céu moderno com 76 andares com um design inovador. Os primeiros andares do prédio, situado perto da ponte de Brooklyn, são usados para uma escola primária e um hospital, e a partir do 6º andar, a torre tem apartamentos de luxo.
2) Burj Khalifa, Dubai, Emirados Árabes Unidos
Símbolo da opulência de Dubai, o Burk Khalifa é o maior prédio do mundo, com seus impressionantes 828 metros e 160 andares. Inaugurado em 2010, o Burk Khalifa custou um bilhão e meio de dólares. Tem restaurantes, lojas, um hotel da grife Armani e apartamentos de luxo.
3) Turning Torso, Malmo, Suécia
Quando o arquiteto espanhol Santiago Calatrava projetou este particular arranha-céu de 190 metros de altura na cidade sueca de Malmo, sua ideia era recriar os movimentos naturais de humanos e animais. O prédio, que "imita" uma rotação, tem 54 andares de escritórios e residências.
4) Swiss Re Building, Londres, Inglaterra
Inaugurado em 2003 no coração da City, centro financeiro de Londres, o prédio se transformou no arranha-céu mais famoso da cidade. A bela estrutura ovalada de vidros claros e escuros com 180 metros de altura alberga nos seus 40 andares os escritórios de uma empresa de seguros suíça.
5) CCTV Building, Pequim, China
A sede da CCTV, a Televisão Central da China, é um imponente arranha-céu de 234 metros terminado em 2008 e que custou cerca de 600 milhões de dólares. Com forma de arco irregular, a estrutura de vidro ganha uma iluminação colorida à noite.
Centros esportivos e culturais
1) Ninho do Pássaro, Pequim, China
Conhecido como "Ninho do Pássaro" pela forma de sua estrutura futurista de ferro e aço entrelaçados, o Estádio Nacional de Pequim foi construído para as Olimpíadas de 2008, que tiveram lugar na capital chinesa. Com capacidade para 81 mil pessoas, o estádio teve um custo de 423 milhões de dólares e recebeu a cerimônia de abertura dos Jogos, além de provas de atletismo e a final do futebol.
2) Walt Disney Concert Hall, Los Angeles, Estados Unidos
Em 1987, Lilian Disney decidiu promover uma homenagem a seu falecido marido, Walt Disney, seu amor pelas artes e pela cidade de Los Angeles. O projeto do Walt Disney Concert Hall começou com uma doação de 50 milhões de dólares, mas a casa de espetáculos, onde se apresenta a Filarmônica de Los Angeles, só foi inaugurada em 2003. O resultado foi uma impressionante estrutura brilhante e cheia de curvas, obra do arquiteto Frank Gehry.
3) Cubo d'Água, Pequim, China
O Centro Aquático Nacional de Pequim, mais conhecido como "Cubo d'Água", foi uma das obras mais chamativas entre as construídas para os Jogos Olímpicos de 2008. Palco das principais provas de esportes aquáticos, o Cubo d'Água está revestido de bolhas plásticas que recebem uma iluminação colorida deslumbrante. Depois das Olimpíadas, o Cubo foi transformado num dos maiores parques aquáticos da Ásia.
4) Estádio de Wembley, Londres, Inglaterra
O antigo Estádio de Wembley, inaugurado em 1923, era um templo do futebol, que recebeu jogos históricos, como a final da Copa de 1966, e shows de grandes artistas como Michael Jackson, U2 e os Rolling Stones. Em 2003, o antigo Wembley foi demolido, e um estádio novo e mais moderno foi erguido no local. O novo Estádio de Wembley recebeu seu primeiro jogo de futebol em 2007. Se destaca por um arco de 135 metros de altura acima do gramado.
5) Winspear Opera House, Dallas
Situado no Bairro das Artes de Dallas, a Winspear Opera House é uma proposta inovadora que foi inaugurada em 2009 nesta cidade do Texas. A casa tem capacidade para até 2.300 espectadores e recebe apresentações da Ópera e do Balé de Dallas, além de outros shows e eventos culturais.