PUBLICIDADE

Casal viajante resolve fazer lua de mel surpresa

Amantes de viagens, Flávia e Leonardo decidiram se casar sem saber a próxima parada

14 jan 2019 - 09h00
(atualizado às 17h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Você teria coragem de casar e marcar a lua de mel sem escolher o destino? Pois é o que o casal Flávia Fernandes e Leonardo Neiva vai fazer. Após a cerimônia no dia 9 de fevereiro, os recém-casados vão viajar para qualquer lugar do mundo - e a surpresa é parte do pacote.

“Adoro falar da minha lua de mel! Estou mais ansiosa por ela do que pelo casamento em si”, brincou Flávia em conversa com o Terra. Ela e Leonardo usaram o serviço da agência Instaviagem, uma startup brasileira que oferece pacotes surpresa. O casal já havia comprado um pacote com a empresa antes e resolveu delegar a responsabilidade da escolha.

Casal ama viajar junto e optou por uma surpresa na lua de mel
Casal ama viajar junto e optou por uma surpresa na lua de mel
Foto: Arquivo Pessoal

Apaixonados por viagens, os noivos queriam algo "memorável". No entanto, ficou difícil escolher um destino. “De repente, a gente tinha uma lista muito grande e não conseguia monitorar”, afirmou. Na mesma época, eles receberam um cupom de desconto referente à primeira viagem com a agência e resolveram usar quando se tornassem marido e mulher.

A curiosidade bate na hora: como funciona uma lua de mel surpresa? Flávia e Leonardo tiveram que fazer um malabarismo para não receber nenhum spoiler. “Só vamos descobrir para onde vamos no aeroporto. Estamos muito animados, todo lugar legal que vemos, ficamos pensando se não vai ser lá”, contou a noiva.

Para ninguém descobrir antes da hora, um amigo do casal ficou responsável por resolver tudo, desde a organização da mala até o contato com a agência. “Fizemos um briefing primeiro e conversamos sobre as nossas expectativas, o que era prioridade e o que não queríamos”, explicou Flávia. E a surpresa seguirá até o casamento: os convidados poderão, inclusive, apostar em um bolão de qual será o destino.

Flávia e Leonardo vão se casar em fevereiro
Flávia e Leonardo vão se casar em fevereiro
Foto: Arquivo Pessoal

Viagem surpresa

O Instaviagem oferece pacotes personalizados de acordo com o perfil e orçamento do viajante. A surpresa, no entanto, não é só o destino. A agência também inclui no pacote uma atração específica durante a viagem. E a chefe de inspirações, Marian Koshiba, garante que o serviço é pensado de acordo com o que o viajante precisa no momento.

“A gente tenta colocar alguma coisa muito legal, mas que tenha o perfil da pessoa”, explica. Por isso, mesmo que o estilo tradicional de um lugar seja o ecoturismo, por exemplo, nada impede que o viajante tenha um roteiro relaxante e ganhe um dia em um spa.

A empresa, que tem um ano e meio de existência, já realizou mais de 1000 viagens. De acordo com os fundadores, é a primeira agência brasileira a oferecer roteiros detalhados e personalizados para qualquer orçamento. Os preços são a partir de R$ 349.

“A gente quis democratizar esses setores que só pessoas muito ricas têm acesso”, explicou Caio Martins, um dos fundadores do Instaviagem, ao Terra. Os pacotes variam de acordo com o orçamento: a hospedagem pode ser em albergues, hotéis ou resorts, e o viajante pode usar o próprio carro, ônibus ou avião para chegar ao destino - nos dois últimos, as passagens são incluídas.

Cuidados

Como em qualquer viagem, o consumidor precisa se atentar aos detalhes do contrato se quiser ter a melhor experiência possível. De acordo com Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP, o órgão não recebeu nenhuma queixa referente a viagens surpresa, mas é preciso atenção. Para saber todos os detalhes, o viajante tem que se informar sobre o tipo de acomodação, transporte e ofertas contratadas com a empresa.

“É importante que o consumidor tire todas as dúvidas antes da contratação”, explica Fátima ao Terra. Segundo ela, todos os itens inclusos no pacote devem estar escritos no contrato. Além disso, é necessário manter um registro de todos os pedidos e, caso haja alguma frustração, documentar com fotos ou prints das conversas. “O consumidor tem que verificar inclusive as condições contratuais: quais são as condições de rescisão, de desistência e de alteração”, afirmou.

 Caio Martins, David Andrade e Marcos Arata, fundadores do Instaviagem
Caio Martins, David Andrade e Marcos Arata, fundadores do Instaviagem
Foto: Divulgação

Confiança

Mesmo com todos os cuidados, é difícil abrir mão do processo de planejar uma viagem para deixar nas mãos de desconhecidos. No entanto, segundo Martins, o fator surpresa e a comodidade atraem o público. “As pessoas gostam de planejar, mas elas não gostam de operacionalizar”, explica. Para não deixar o viajante de fora do processo, a empresa envia dicas como caça-palavras e imagens distorcidas para que ele tente adivinhar o destino.

Segundo Marian, a maior dificuldade para os responsáveis pelas viagens é conhecer o viajante para entender o que ele precisa naquele momento. “Você está lidando não só com uma questão de sonho, mas eu acho que essa expectativa de surpresa deixa uma responsabilidade muito grande”, conta. Ainda assim, o retorno dos viajantes tem sido positivo - só o site da plataforma tem mais de 500 depoimentos.

O caso de Flávia e Leonardo é um dos mais surpreendentes. “Eles deram o budget, era em qualquer lugar do mundo, e só querem descobrir quando chegarem no aeroporto”, explicou Martins. Em todos os casos, no entanto, a empresa busca diminuir a ansiedade dos viajantes, mas sem reduzir a expectativa.

“Acho que a palavra mais usada por todo mundo que fala com a gente é ansiedade. O pessoal fica muito nervoso”, brinca Marian. Mas, segundo ela, na função de chefe de inspirações ela tenta encontrar novos meios de balancear a expectativa e a novidade. “Esse título é nesse viés, de sempre encontrar os tesouros escondidos.”

Veja também:

"Um bom designer não faz apenas coisas bonitas":

 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade