PUBLICIDADE

Arquitetura colonial "conta" história de Paranaguá

Publicidade

Ruas estreitas de pedras, palacetes de época e um rico acervo arquitetônico dos séculos XIX e XX compõem o pano de fundo de Paranaguá, no sul do País. A cidade portuária do litoral paranaense, que abriga cerca de 400 prédios inspirados nas construções luso-brasileiras, tem atraído um número crescente de turistas à região.

» Veja mais fotos de Paranaguá

A arquitetura colonial de Paranaguá é o grande atrativo da cidade
A arquitetura colonial de Paranaguá é o grande atrativo da cidade
Foto: Priscilla Forone/Sebrae-PR / Divulgação

» Chat: tecle sobre o assunto

As casas com afrescos e amplas janelas e portas vêm sendo restauradas em uma parceria entre o município, o Estado do Paraná e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O resultado do trabalho delicado são construções em estilos colonial, neoclássico e taipa de pilão - prédios com estrutura de barro socado em pilão e pau a pique (bambus secos e troncos secos, cozidos para dar maior resistência).

Com o tombamento da arquitetura histórica em 1990, tornou-se comum se deparar com obras pelas ruas da cidade. De lá para cá, casas e prédios estão sendo reformados para preservar a tradição local, mantendo as fachadas e o estilo originais. "Quem anda por Paranaguá deve andar sem pressa. Isso por que, numa mesma rua, é possível ver casas de diferentes épocas, passando do colonial para o neoclássico, do neoclássico para o eclético e do eclético para o art decô em perfeita harmonia. Cada época arquitetônica conta uma história", comenta Luiz Marcelo Bertoli de Mattos, arquiteto que participa da restauração da cidade.

Hora do lanche
Hostels, pousadas e pequenos hotéis servem refeições do desjejum ao jantar. Mas há ainda a opção de conhecer o popular Mercado do Café, local onde se pode provar uma banana encapada ou ainda o mata-fome (bolo de fubá com erva-doce, coco e manteiga).

Para quem preferir saborear um prato salgado típico da região pode encontrar ainda delícias como bolinhos de camarão e de aipim, pastéis fritos e receitas à base de peixe camarão e mariscos.



Fonte: Redação Terra
Publicidade