PUBLICIDADE

Conheça a Praia da Pipa, queridinha do Nordeste brasileiro

Publicidade

A apenas 85km de Natal, Pipa está entre as praias mais procuradas do Nordeste. É a queridinha do turismo potiguar. A região começou a ficar famosa na década de 80, quando muitos surfistas chegaram em busca de boas ondas. Atualmente, é muito visitada por turistas europeus que querem fugir da confusão dos grandes centros.

Praia da Pipa é uma das mais procuradas do litoral brasileiro
Praia da Pipa é uma das mais procuradas do litoral brasileiro
Foto: Divulgação

O trajeto de Natal até a cidade de Timbau do Sul, onde fica Pipa, pode ser muito agradável. Para começar, passa pelo maior cajueiro do mundo. A árvore gigante fica na Praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, e cobre uma área de aproximadamente 8500 m². Ela produz cerca de 80 mil cajus por ano.

Depois, vem uma sequência de belas praias pela orla - Cotovelo, Pirangi, Búzios, Tabatinga, Camurupim, Barreta e Malembá. A paisagem inclui, ainda, as falésias com cores vibrantes e vários mirantes.

Pipa é a praia mais famosa de Timbau do Sul e faz parte de uma área de preservação de tartarugas marinhas. É onde se concentram os melhores hotéis, bares e restaurantes, além de propiciar a noite mais animada. A região ainda tem outros tesouros no litoral. A Praia do Centro tem uma larga faixa de areia e piscinas naturais. A Praia do Madeiro, com suas águas calmas, é famosa pela presença constante dos golfinhos, principalmente no início da manhã.

"Com certeza, é um dos lugares mais belos do Brasil. Indico a todos que forem a Pipa não deixarem de visitar a Praia do Madeiro, onde poderão ter o imenso prazer de nadar com golfinhos", disse o paulista Alexandre Rigoni, de 24 anos, que passou quatro dias de muita aventura na região.

Em Pipa é possível aproveitar de tudo um pouco: desde passeios de barcos, andar de buggy pela orla e se aventurar em um caiaque, até fazer caminhadas e rali pelas belas trilhas da Mata Atlântica.

Há, ainda, o Santuário Ecológico. Esta reserva de mata nativa tem 16 trilhas e belas surpresas naturais aos exploradores.

Projeto Águia Verde
O Núcleo Ecológico da Pipa foi criado em 1999 por um grupo de moradores preocupado com o crescimento desordenado, e passou a buscar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento da região. O NEP iniciou uma coleta seletiva de lixo em Tibau do Sul, promovendo a preservando da fauna e da flora. Além disso, criou a Semana do Meio Ambiente, realizada todos os anos, e já está na 13ª edição. Ela promove a educação ambiental através de oficinas, passeios e plantio de mudas de plantas. O NEP quer sensibilizar, principalmente, os jovens.

Dicas dos leitores
"Recomendo passeio de barco para conhecer as praias de Pipa, até a Lagoa Guaraíras, em Tibau do Sul. Saídas às 9h40 e retorno às 16h, parando para comer peixes frescos e frutos do mar", Célia Regina Soares, via e-mail.

"Curtir a natureza a bordo de um caiaque é uma boa pedida. O passeio dura entre 2h30 e 3 h, e custa R$ 30 por pessoa. Legal é que fazem paradas para banhos e incursões nos canais de mangue", Silvia Alcântara, via-email.

Fonte: O Dia
Publicidade