PUBLICIDADE

5 parques naturais mais conhecidos do Brasil

A maioria deles fica na região Nordeste [...]

20 jun 2024 - 06h57
(atualizado às 08h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar de certos nomes soarem bastante familiares, muitos parques naturais ainda são um (ilustre) desconhecido para o brasileiro.

Recentemente, o Instituto Semeia e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) divulgaram um estudo com os cinco parques do gênero mais lembrados no Brasil.

De acordo com a pesquisa, que ouviu 1.539 brasileiros de dez regiões metropolitanas do país, apesar da maioria da população conhecer algum dos 569 parques naturais no Brasil, cerca de um terço (29%) ainda não esteve em um nenhum desses lugares.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Foto: André Dib/Semeia / Viagem em Pauta

"Este cenário expressa o desafio de impulsionar a visitação nos parques brasileiros junto à opinião pública, enfrentado por gestores e especialistas dessas áreas", analisa a coordenadora de Conhecimento do Instituto Semeia, Mariana Haddad, em nota enviada ao Viagem em Pauta.

Mas, afinal de contas, o que é um parque natural?

Parques Naturais

São grandes áreas demarcadas pelo governo para a conservação do meio ambiente.

Geralmente, ficam em locais mais afastados dos centros urbanos e são procurados por visitantes em busca de atividades de aventura, contato com a natureza e contemplação de atrativos naturais, como o Parque Natural Municipal Jaceguava, às margens da Represa Guarapiranga, em Parelheiros, e o vizinho PNM Varginha.

Parques Urbanos

Essas áreas verdes públicas ficam dentro das cidades e costumam ser procuradas pela população para a prática de esportes, atividades de lazer, entretenimento e contato com a natureza nos centros urbanos.

O Ibirapuera e o Horto Florestal são alguns exemplos desse tipo de parque.

Os 5 parques naturais mais conhecidos do Brasil

1º lugar

Parque Nacional da Chapada Diamantina / Bahia

Segundo a pesquisa, o parque mais conhecido do Brasil foi lembrado por 53% das pessoas e fica em uma área de conservação da Caatinga e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Esse parque de 1985 oferece atividades como caminhadas, banhos de rio, escalada e cerca de 300 quilômetros para caminhadas, como a clássica Trilha da Cachoeira da Fumaça, em uma das quedas d'água mais famosas do Brasil, com mais de 380 metros de altura.

2º lugar

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros / Goiás

Esse parque no nordeste goiano é Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, desde 2001, e abriga centenas de nascentes, cursos d'água, cânions e rochas milenares.

De acordo com a pesquisa, uma em cada duas pessoas entrevistadas afirma conhecer o parque, famoso por suas águas com cachoeiras, poços para banho e corredeiras, que atraem praticantes de escalada e canionismo.

3º lugar

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses / Maranhão

A 250 quilômetros de São Luís, aproximadamente, o destino está inserido em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia.

Reconhecido por suas lagoas paradisíacas e por abrigar as maiores dunas de areia branca do país, o parque foi lembrado por 48% das pessoas entrevistadas pela pesquisa, cujo passeio mais visitado é o Circuito da Lagoa azul, com 12 quilômetros de trilha na restinga e cerca de 2 quilômetros diretamente nas dunas.

4º lugar

Parque Estadual da Cantareira / São Paulo

De todas as pessoas entrevistadas pela pesquisa, 47% afirmaram conhecer esse parque.

Foi criado em 1968 e faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO, desde 1994, protegendo uma importante parcela da Mata Atlântica no estado.

O local é reconhecido por proteger uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada em região metropolitana. Seus quatro núcleos (Pedra Grande, Águas Claras, Engordador e Cabuçu) são abertos à visitação, com destaque para o Pedra Grande, com vista panorâmica da capital paulista.

5º lugar

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha / Pernambuco

Lembrado por 47% das pessoas, esse parque no arquipélago de Fernando de Noronha é sonho de consumo de muito brasileiro, com suas praias, piscinas naturais e trilhas ecológicas.

Criado em 1988, foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2001.

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade