Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tem este aparelho em casa? Ele consome tanta energia elétrica quanto 65 geladeiras

Conheça algumas alternativas para não gastar tanto

5 mai 2025 - 20h14
(atualizado em 5/5/2025 às 14h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Num momento em que o controle do consumo de energia elétrica se tornou uma questão ecológica e econômica crucial, um aparelho doméstico tem gerado preocupação por seu consumo energético fora do comum. Seu uso intensivo pode equivaler ao de 65 geladeiras funcionando ao mesmo tempo.

Um monstro energético no banheiro

Um aquecedor de água elétrico (foto abaixo) pode consumir entre 3.000 e 5.500 watts quando está em uso, especialmente durante os banhos. Para comparação, uma geladeira moderna consome em média entre 35 e 40 watts por hora. Isso significa que alguns minutos sob um chuveiro bem quente equivalem a horas de funcionamento de dezenas de geladeiras.

Usado diariamente, esse aparelho pode aumentar significativamente a conta de luz de uma residência. Na França, o aquecedor de água elétrico representa em média de 12% a 15% do consumo energético anual de um lar, segundo a Agência de Transição Ecológica (ADEME). Esses números destacam a importância de escolher um aquecedor de água adequado às necessidades da casa e de adotar práticas de economia de energia.

No Brasil, não temos o costume de usar aquecedores, mas muitos lares utilizam o chuveiro elétrico, que também consome energia. Um chuveiro de 5.500 W, usado por 15 minutos, pode consumir cerca de 0,9 kWh e, em uma hora de uso, consome 5,5 kWh. Segundo cálculos da Enel SP (distribuidora que atende a região metropolitana de São Paulo), usar o chuveiro elétrico na potência máxima durante dez minutos por dia custa cerca de R$ ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Quando os conquistadores espanhóis chegaram a Tenochtitlan, ficaram fascinados por uma tecnologia: as canoas mexicanas

Ne Zha 2 já é o quinto filme mais lucrativo da história: não é apenas uma questão de dinheiro, mas de orgulho nacional chinês

Google deu um golpe no home-office: não quer mais só funcionários no escritório, mas também morando perto dele

Novo ar-condicionado da Xiaomi não fica pendurado na parede e promete resfriar um cômodo em 40 segundos

Não é só por causa do preço: quem passar do primeiro Switch para o Nintendo Switch 2 terá uma surpresa desagradável

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade