PUBLICIDADE

Subir escada todos os dias é um presente para o seu coração

Em estudo, 50 degraus por dia reduziram em 20% o risco de doença cardiovascular

17 out 2023 - 09h07
Compartilhar
Exibir comentários
Subir escadas pode trazer mais benefícios do que uma simples caminhada
Subir escadas pode trazer mais benefícios do que uma simples caminhada
Foto: iStock / Jairo Bouer

Subir escadas regularmente pode reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares, principalmente a doença arterial coronariana, caracterizada pelo acúmulo de placas nas artérias, que pode levar a infartos e derrames.

Um estudo recente descobriu que pessoas que subiram 50 degraus ao longo do dia reduziram seu risco de doença cardiovascular em 20% em comparação com pessoas que não tinham esse costume ou necessidade. Os resultados foram publicados na revista Atherosclerosis.

Subir escadas protege o coração

A equipe, que inclui pesquisadores de universidades chinesas, britânicas e norte-americanas, analisaram dados de 458.860 adultos do UK Biobank, um grande banco de dados de saúde do Reino Unido.

Eles coletaram informações sobre uso de escadas, estilo de vida e fatores sociodemográficos e indivíduos que foram acompanhados por 12,5 anos. Em seguida, analisaram os hábitos de uso de escadas dos participantes com doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral isquêmico ou outras complicações ligadas às doenças cardiovasculares.

O trabalho definiu uma escada média como tendo 10 degraus. Eles acompanharam a incidência de doença cardiovascular em pessoas que subiam escadas de 1 a 5 vezes ao dia, de 6 a 10, de 11 a 15, de 16 a 20, ou mais que 21 vezes por dia.

Embora o maior efeito protetor de subir escadas tenha sido associado a pessoas que não tinham risco genético de doença arterial coronariana, a prática também se mostrou compensatória para quem tinha um risco pré-existente.

Mais vantagens que a caminhada

Segundo um dos autores do trabalho, Lu Qi, diretor do Centro de Pesquisa sobre Obesidade da Universidade de Tulane, nos EUA, subir escadas traz diversos benefícios para a saúde cardiovascular, como controle do peso, melhora do metabolismo, redução da inflamação e do risco de diabetes tipo 2.

Além de ser um tipo de exercício aeróbico, como a caminhada, subir escadas envolve um trabalho muscular dos membros inferiores e glúteo, o que traz vantagens extras. 

Claro que pessoas que sofrem com problemas crônicos nas articulações podem não ter a indicação de subir muitos degraus todos os dias. Para essas pessoas, a caminhada é uma alternativa de exercício mais segura.

Já para quem não tem contraindicação, trocar o elevador pela escada de vem em quando pode ser uma forma simples de melhorar a saúde e a forma física sem gastar dinheiro a mais.

Jairo Bouer
Compartilhar
Publicidade
Publicidade