'Sonhos podem se tornar realidade': Jovem surda é coroada princesa do Carnaval em SP
Manuela Moreira ganhou o concurso do CarnaRoça, que acontece em Águas de Santa Bárbara, no interior do estado
As luzes da arena, os sorrisos da plateia, a cadência dos passos na passarela. Manuela Moreira viu e sentiu toda a vibração em seu primeiro concurso como princesa do carnaval, mesmo sem poder escutar. A jovem diagnosticada com surdez profunda bilateral neurossensorial encontrou no evento uma oportunidade de representar meninas com a mesma condição e que sonham em ser coroadas, assim como ela.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Parece que tudo estava cooperando para esse momento. O tradicional concurso de beleza do CarnaRoça, em Águas de Santa Bárbara, no interior de São Paulo, julgava apenas a rainha e a miss simpatia do evento. No entanto, uma nova categoria surgiu na edição de 2026: a de princesa. No dia 10 de fevereiro, Manuela venceu a modalidade com direito a coroa e faixa de campeã.
'Fiz a inscrição e competi com igualdade'
Além da beleza e do carisma da jovem, a escolha também chamou a atenção por um outro motivo: Manuela é surda. O diagnóstico veio ainda muito cedo, aos 2 anos. "Demorei para firmar o pescoço e andar, e fui encaminhada para um especialista que, com muitos exames, constatou minha surdez profunda", conta, em entrevista ao Terra.
Para se comunicar no dia a dia, a jovem aprendeu a Língua Brasileira de Sinais (Libras), mas também conta com outros artifícios. "Faço alguns sinais improvisados com amigos e assisto filmes e séries com legendas", lista.
Foi em Libras que Manuela gravou o vídeo de inscrição para o concurso de princesa do CarnaRoça. Competir para a 'realeza' do evento já era uma vontade da jovem, que é fã de festivais. "Já conhecia o rodeio, que foi um sucesso ano passado. Neste ano, teve o primeiro concurso de escolha da rainha, princesa e miss simpatia. Fiz a inscrição e competi com igualdade", relembra.
Assim que abriu o processo seletivo, Manuela correu para olhar as regras, mas não encontrou nenhuma restrição que a impedisse de participar pela surdez. Foi então que gravou o vídeo e entrou no páreo.
"De fato, desfilar apenas sentindo vibrações, contando até quatro mentalmente em cada passo que eu dava, era algo desafiador. Fiz meu melhor para conseguir um lugar no pódio, mas só de participar já me senti incluída e vitoriosa", destaca.
O 'melhor' de Manuela incluía uma rotina extensa de ensaios e uma rede de apoio que sempre acreditou que era possível chegar lá. "Eu tive aulas de passarela e coreografia com meu mentor, o Matheus Visitto. Em todo momento ele estava comigo extraindo o melhor de mim. Ensaiei bastante, minha família e amigos estavam esperançosos e confiantes", conta.
Tanto esforço foi recompensado no dia 10 de janeiro, quando Manuela foi anunciada como a princesa do CarnaRoça. Ela descreve o momento como a maior emoção que já sentiu na vida. "Aprendi que os sonhos podem se tornar realidade", diz.
'Tudo é possível'
O CarnaRoça acontece de 13 a 16 de fevereiro em Águas de Santa Bárbara, com um line-up com nomes como Luan Pereira e a dupla Thaeme e Thiago. Em contagem regressiva para a data, Manuela conta que quer "entregar uma participação inesquecível." "Depois tenho convites de desfiles, fotos e participações em alguns eventos", complementa.
Coroada princesa em um festival de música, a jovem faz questão de destacar que a surdez não é, nem de longe, um fator que a distancie da festa.
"Eu sinto a vibração da música. É bonito ver as pessoas felizes, assistir o rodeio, a magia da arena, as luzes e as performances dos cantores que sobem no palco, sentir o carinho da população, dos visitantes. Sentir que faço parte da diversidade, da cultura e da inclusão", defende.
Em meio a tantos compromissos como princesa do CarnaRoça, Manuela também sonha em cursar Biomedicina. Esse, com certeza, será mais um páreo que entrará para ganhar.
Para as meninas que se inspiram nela, a jovem tem um recado claro: "Cada passo que damos para realizar um sonho é uma pequena vitória diante das dificuldades. Tudo é possível para aquele que crê e agora eu sempre farei parte dessa história!"