Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Você sente mais frio que as outras pessoas? Veja o que isso pode indicar

A sensibilidade exagerada às baixas temperaturas pode ir além do desconforto térmico

9 jun 2026 - 14h15
Compartilhar
Exibir comentários

O inverno e os dias chuvosos causam uma queda natural na temperatura corporal. No entanto, algumas pessoas sentem um frio intenso mesmo em ambientes climatizados ou em dias quentes.

Confira os motivos de algumas pessoas sentirem mais frio
Confira os motivos de algumas pessoas sentirem mais frio
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Se você precisa de casacos extras enquanto todos ao redor estão confortáveis, fique atento. Essa percepção térmica divergente nem sempre é uma característica inocente do seu organismo.

A intolerância ao frio pode ser um sinal clínico importante. O corpo humano regula a sua temperatura interna por meio do metabolismo e da circulação sanguínea.

Quando esse sistema sofre falhas, o organismo prioriza a proteção dos órgãos vitais. Consequentemente, as extremidades sofrem com a queda de temperatura.

Conheça as principais causas médicas para esse sintoma.

1. Hipotireoidismo

A glândula tireoide é a grande responsável por ditar o ritmo do nosso metabolismo. No hipotireoidismo, a produção dos hormônios T3 e T4 diminui drasticamente.

Sem a quantidade adequada dessas substâncias, o metabolismo celular desacelera de forma global. O corpo passa a produzir menos calor interno.

O indivíduo sente um frio constante. O quadro clínico geralmente vem acompanhado de fadiga crônica, ganho de peso inexplicável, intestino preso e queda severa de cabelo.

2. Anemia ferropriva

A falta de ferro no organismo prejudica a produção de hemoglobina. Essa proteína é fundamental para o transporte de oxigênio através das hemácias.

Sem a oxigenação celular adequada, o corpo não consegue realizar a termogênese de maneira eficiente.

Além do frio persistente nas mãos e nos pés, a anemia ferropriva causa palidez cutânea, tonturas frequentes, fraqueza muscular generalizada e unhas quebradiças.

3. Problemas na circulação sanguínea

O sistema circulatório distribui o calor por todo o corpo humano. Doenças arteriais periféricas ou o estreitamento dos vasos dificultam a chegada do sangue até a pele.

A Doença de Raynaud é um exemplo clássico. Ela causa espasmos nas artérias das mãos e dos pés em resposta ao estresse ou ao frio leve.

Os dedos mudam de cor, ficando brancos ou azulados. A sensação de congelamento nessas áreas é imediata e dolorosa.

4. Baixo peso corporal

O tecido adiposo atua como um isolante térmico natural para o nosso corpo. Indivíduos com índice de massa corporal muito baixo possuem pouca gordura subcutânea.

Sem essa barreira de proteção, o calor interno se dissipa com extrema facilidade para o ambiente. Dietas restritivas e transtornos alimentares reduzem a massa muscular.

A musculatura é um dos tecidos que mais geram calor através de tremores e contrações.

Quando buscar orientação de um especialista?

Sentir frio esporadicamente é uma reação fisiológica normal. Contudo, a persistência do sintoma sem uma justificativa climática óbvia requer atenção especializada.

Busque a avaliação de um médico clínico geral ou endocrinologista para a realização de exames laboratoriais.

O diagnóstico precoce previne complicações graves de saúde e restabelece a qualidade de vida.

Saúde em Dia
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra