Saúde

Como ficar mais esperto em apenas 20 minutos

5 mai 2024 - 15h45
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Uma nova pesquisa sugere que um treino de alta intensidade pode fornecer um impulso de curto prazo para a atividade cerebral.
Cientistas compararam dois tipos de treino - moderado e alta intensidade - para determinar como o exercício afeta a atividade cerebral. O grupo de intensidade moderada se exercitou por cerca de 20 minutos. Cada série incluiu um minuto de descanso e foi completada duas vezes.
Os pesquisadores avaliaram as mudanças químicas associadas ao desempenho cerebral (BDNF, S100B e NSE) e o desempenho cognitivo. Os participantes viram melhorias em ambas as condições, mas houve um aumento maior no BDNF, S100B, NSE, tempo de reação e desempenho cognitivo nos intervalos de alta intensidade.
Em outras palavras, o exercício melhora a memória, o desempenho cognitivo, o foco e a eficiência, ao mesmo tempo que aumenta os produtos químicos que ajudam a promover o crescimento cerebral e a proteger contra a neurodegeneração – com as maiores melhorias ocorrendo em exercícios de alta intensidade.
Curiosamente, o desempenho elevado do treinamento de alta intensidade (comparado ao treinamento de intensidade moderada) pareceu diminuir após cerca de uma hora. Portanto, se você precisa de uma pausa mental, provavelmente se beneficiará de qualquer exercício. Mas se você quer maximizar o desempenho cerebral por um curto período de tempo, cerca de 20 minutos de treinamento de alta intensidade (corrida, pesos etc.) provavelmente levarão ao melhor resultado.
Assista ao vídeo com o comentário de André Forastieri.

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