PUBLICIDADE

Tudo sobre low carb

Marcio Atalla tira dúvidas sobre essa estratégia que têm adeptos fervorosos

15 dez 2020 - 23h22
Compartilhar
Exibir comentários

Parece óbvio para muita gente que a melhor maneira de dar adeus aos quilinhos a mais é cortar os carboidratos da dieta, adotando um cardápio low carb. Porém, é preciso ter cuidado com essas conclusões simplistas, que oferecem "receitas de bolo" e podem prejudicar a saúde. 

"Já fui muito criticado quando abordei esse tema em outras ocasiões. Por isso, resolvi responder a todas as dúvidas de uma vez por todas", declara Marcio Atalla. 

Mitos sobre o low carb

Os homens sobreviveram milhares de anos apenas da caça, já que não dominavam a agricultura

A alimentação das sociedades humanas nunca foi unicamente dependente da proteína animal. Mesmo antes das técnicas agrícolas serem inventadas, haviam vegetais e cereais disponíveis no ambiente.

"A evolução da espécie se deu em centenas e milhares de anos e foi marcada por diversas fases. Houve um grande salto na expectativa de vida depois com o domínio da agricultura", esclarece o educador físico. 

No Japão e na Coreia do Sul, por exemplo, onde as populações são grandes consumidoras de arroz branco, a expectativa de vida é superior à do Brasil e os índices de sobrepeso e obesidade são menores. Para efeitos de comparação, o consumo per capita de arroz no Brasil é em torno de 40 quilos anuais e no Japão, 120. 

"Não estou dizendo que o carboidrato em si te fará viver mais ou evitará a obesidade, mas que dentro de um determinado estilo de vida é possível consumi-lo sem problemas e obter benefícios", explica. 

É possível com bons carboidratos em pequenas quantidade

"Apenas o nutricionista pode prescrever uma dieta adequada para determinada pessoa. Quais seriam os bons carboidratos e essa quantidade da qual as pessoas sem formação falam? E por que fazer essa restrição? Certamente existem boas fontes de carboidratos, enquanto outras são pobres em vitaminas e minerais, como o refrigerante. No entanto, em algumas competições, atletas de elite ingerem essas bebidas para ter uma fonte rápida de energia", pondera Atalla.

Para ter uma dieta saudável, deve-se evitar os carboidratos simples

Não há nenhum tipo de problema na ingestão dos carboidratos simples e não há razão para evitá-los completamente. Mas esse consumo deve ser pensado em relação à alimentação como um todo. 

"Não existem alimentos 'vilões' ou 'salvadores da pátria'. Sua alimentação pode, sim, ser composta parcialmente por alimentos refinados, se também tiver os outros nutrientes necessários, como minerais e fibras", afirma o educador físico. 

O problema não é carboidrato é o glutén

"Novamente, o glúten não é nenhum veneno. O problema está no excesso ou quando há alguma condição de saúde preexistente, não na substância em si", diz.

Foto: Gil Inouie / Marcio Atalla
Tudo sobre low carb:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade