PUBLICIDADE

Treino de musculação tem que ser diferente para homens e mulheres?

Segundo profissional, as particularidades existem, mas não limitam a prática em nenhum grau. Confira como fazer um treino de musculação para ambos os sexos

11 jan 2024 - 15h15
Compartilhar
Exibir comentários

O treino de musculação é capaz de beneficiar todas as pessoas que o praticam. Mas será que existem diferenças significativas na maneira com que ele deve ser feito por homens e mulheres?

Estudo aponta diferenças entre homens e mulheres na hora do treino
Estudo aponta diferenças entre homens e mulheres na hora do treino
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército analisou as particularidades dos dois sexos e deu direcionamentos importantes para a montagem de programas de treinamento. Veja a seguir quais foram as conclusões.

Treino de musculação: estudo aponta diferenças entre homens e mulheres

Utilizando uma base de dados composta por estudos publicados em bibliotecas científicas conceituadas como a Medline e a PubMed, o trabalho identificou diferenças sensíveis na fisiologia e na funcionalidade dos organismos de homens e mulheres.

"Estudos têm demonstrado que a fadiga da musculatura periférica em função do exercício é maior nas mulheres do que nos homens. Em relação à força muscular absoluta, a da mulher média é 63,5% da força do homem. Já em relação à capacidade aeróbica, a diferença em valores absolutos no consumo máximo de oxigênio é de aproximadamente 30%", apontaram os pesquisadores Marcos de Sá Rego Fortes, Runer Augusto Marson e Eduardo Camillo Martinez.

O mesmo trabalho compilou, no entanto, resultados de pesquisas que concluíram que as mulheres respondem de maneira mais acentuada a programas de musculação contínuos com duração a partir de 8 semanas. Segundo a publicação, isso mostra, em resumo, que as diferenças naturais entre os sexos podem ser reduzidas por meio da prática consistente do treinamento físico.

É possível fazer um treino unissex?

Para o treinador da Smart Fit Bruno Silva, os achados científicos reforçam um elemento para o qual os profissionais de educação física já se atentam há muito tempo: a necessidade de observar as particularidades de cada aluno. "O que existe é definição de treinamentos pensando na individualidade biológica e na capacidade física daquele momento de cada pessoa. Diante disso, se ajusta a carga adequada, a intensidade e os exercícios específicos a serem realizados", afirma Silva.

O treinador destaca, no entanto, que as particularidades não devem alterar questões de base da modalidade, como a necessidade de trabalhar o corpo como um todo, evitando, por exemplo, acreditar em mitos como o de que os homens devem treinar mais os membros superiores, enquanto o foco das mulheres tem de estar nos inferiores.

"Os músculos, tanto de membros inferiores quanto de superiores são os mesmos nos homens e nas mulheres e, sendo assim, assim merecem a devida atenção quando se fala de movimento e exercício", alerta ele, reforçando que o impacto desse trabalho completo vai muito além da estética e é fundamental para ajudar homens e mulheres a serem mais saudáveis e funcionais nas atividades do dia a dia.

Diante disso, o profissional sugere uma opção de treino unissex. Abaixo você confere as orientações e, no vídeo, como executar cada um dos exercícios listados.

  • Treino com o objetivo de hipertrofia para intermediários.
  • Treino A intercalado por seguimento, com o mínimo de execução de 4x por semana.

"Treino unissex"

Agachamento com carga - 4x 12 repetições, 1 minuto de pausa

Supino com halter - 4x 12 repetições, 1 minuto de pausa

Afundo - 4x 12 repetições, 1 minuto de pausa

Remada curvada fechada - 4x 12 repetições, 1 minuto de pausa

Stiff - 4x 12 repetições, 1 minuto de pausa

Desenvolvimento aberto - 4x 12 repetições, 1 minuto de pausa

Elevação pélvica - 4x 12 repetições, 1 minuto de pausa

Tríceps testa - 4x 12 repetições, 1 minuto de pausa

Rosca direta com halter - 4x 12 repetições, 1 minuto de pausa

Abdominal remador - 3x 15 repetições, 1 minuto de pausa

 

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade