Tirei o aparelho, e agora? Dicas para se acostumar com o novo sorriso
Após anos de tratamento, a expectativa para finalmente ver no espelho um sorriso bonito e alinhado é grande
Colocar aparelho ortodôntico nem sempre é uma opção estética: muitos pacientes precisam recorrer ao recurso para corrigir o sorriso e melhorar outros aspectos da boca, como mastigação e respiração. Sem sombras de dúvidas, o aparelho dental só traz benefícios, mas também alguns transtornos.
Justamente por isso, tirar o aparelho é um momento de alívio para muitas pessoas. Após anos de tratamento, a expectativa para finalmente ver no espelho um sorriso bonito e alinhado é grande. A partir daí, novos desafios surgem em busca de uma boa saúde bucal. Veja, abaixo, algumas dicas e cuidados para se acostumar com o novo sorriso:
Período de contenção
O aparelho foi removido e muito provavelmente você nunca mais terá que usá-lo novamente. Mas dizer que o tratamento acabou definitivamente seria uma mentira, pois ainda é necessário passar pelo período de contenção, que serve para reforçar o posicionamento do dente conquistado durante o tratamento. Mas, fique tranquilo: a contenção geralmente dura dois anos.
Sorriso estranho
É possível que você sinta certa "estranheza" para falar ou comer nos primeiros dias, afinal de contas, foram anos com dispositivos acoplados em todos os seus dentes. A boa notícia é que isso é normal e passa logo.
Dentes manchados
Pacientes que não tiveram uma boa higiene bucal durante o tratamento podem apresentar dentes manchados. A solução é procurar um especialista para realizar algum procedimento de remoção das manchas com a colocação de resinas nas áreas afetadas.
Boa higiene bucal sempre
Com a remoção do aparelho ortodôntico os cuidados com a higiene e escovação devem permanecer com a mesma intensidade a fim de evitar cáries, manchas ou gengivites que são prejudiciais à saúde bucal.
Aproveite a vida nova!
Alimentos antes "proibidos", como amendoins, castanhas, balas, pirulitos, torresmo e espiga de milho, estão liberados sem o risco de quebrar algum braquete. Aproveite o momento para degustar novos sabores sem sentir culpa.