PUBLICIDADE

Meu cachorro tem mau hálito. O que fazer?

Assim como em humanos, o mau hálito em cães também não é normal e deve ser acompanhado de perto

21 out 2021 - 16h00
Compartilhar
Pexels
Pexels
Foto:

Os nossos doguinhos nos dão muitas alegrias, mas também trazem muitas responsabilidades e preocupações. E com a saúde bucal deles não seria diferente. Assim como em humanos, o mau hálito em cães também não é normal e deve ser acompanhado de perto.

Você sabia que uma das causas mais comuns do mau hálito em cachorros é a falta de escovação dos dentes? Ao longo do dia, ao comer rações e petisquinhos próprios para animais, é comum acumular restos desses alimentos na boca. Com o tempo, esses resíduos calcificam e formam o tártaro, deixando o hálito com um cheiro ainda mais forte.

Além do mau hálito, o tártaro é a porta de entrada para bactérias mais fortes que conseguem chegar a órgãos como coração, fígado e rins. Essa infestação por bactérias pode até ocasionar a morte do animal. Por isso, é fundamental que seja incluída na rotina do animal a escovação dos dentes.

Veja algumas dicas de tratamento caseiro para combater o mau hálito em cachorros.

Escovação diária

A melhor forma de prevenir que os pets tenham problemas bucais é limpando os dentes deles todos os dias com escova e creme dental caninos. Importante: é preciso que sejam específicos para animais, já que eles não sabem cuspir e acabam engolindo.

Petiscos ajudam

Para complementar a higiene, ofereça petiscos, alimentos e brinquedos para seu bicho roer, iindicados por um médico veterinário. Existem alguns especiais que auxiliam na limpeza dos dentes e das gengivas, com a finalidade de prevenir o acúmulo de resíduos e, consequentemente, o tártaro.

Limpeza periódica

Se o animal não permitir a escovação dos dentes, é recomendada uma limpeza periódica em clínicas veterinárias para que não chegue ao ponto crítico.

Raspagem do tártaro

Se o cachorro já estiver com tártaro, o tratamento deve ser feito com um profissional especializado e de confiança. A limpeza do tártaro, em todos os dentes, geralmente realizada com uma raspagem, só pode ser feita por um veterinário após uma anestesia geral. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade