PUBLICIDADE

Fast food: alimentação ruim acaba com a saúde bucal

Refeições ricas em açúcares são extremamente prejudiciais para a dentição

24 ago 2021 16h00
Publicidade
Foto: Pexels

Quem resiste a um fast food, não é mesmo? Como o nome mesmo diz, a refeição rápida é, para muitas pessoas, sinônimo de praticidade e prazer. Se consumido de forma consciente e balanceado com outras refeições saudáveis, não há problema nenhum em comer esses alimentos vez ou outra. O importante é nunca deixar a saúde bucal de lado.

Refeições ricas em açúcares são extremamente prejudiciais para a dentição. Isso porque ao consumir estes produtos, os dentes ficam expostos a um meio ácido (pH baixo), provocando a desmineralização tornando-os sensíveis. Além disso, o açúcar favorece a formação da placa dental, deixando os dentes mais suscetíveis à carie.

Portanto, especialistas recomendam consumir açúcar com moderação e redobrar o cuidado com a saúde bucal depois de comer esses alimentos ou bebidas. O açúcar pode ser encontrado em refrigerantes, pães e sucos industrializados, componentes que costumam estar presentes no fast food.

É essencial escovar os dentes com creme dental fluoretado e usar fio dental após ingerir esses alimentos.  Se não for possível escovar logo os dentes, é recomendado fazer bochechos com água ou tomar ao menos um copo de água logo depois da refeição.

Além disso, alguns alimentos ultraprocessados podem ter componentes que causam mau hálito. Justamente por isso, é importante ingerir bastante água para aumentar a produção de saliva e higienizar toda a boca assim que possível – a rotina inclui fio dental e a escovação da língua. Com esses pequenos cuidados, você aproveita sua refeição e ainda garante uma boa saúde bucal.

 

Fonte: Equipe portal
Publicidade