PUBLICIDADE

Dentes sensíveis: Cinco dicas para aliviar as dores

Milhares de pessoas sofrem com a sensibilidade nos dentes, problema que causa muitos transtornos e piora na qualidade de vida

31 ago 2021 10h00
Publicidade
Foto: Foto: Pexels

Você está apreciando aquele sorvete gostoso ou até mesmo uma saladinha com vinagre e, de repente, sente uma dor aguda e inconveniente. Pois saiba que você não está sozinho: milhares de pessoas sofrem com a sensibilidade nos dentes, problema que causa muitos transtornos e piora na qualidade de vida.

A sensibilidade ocorre quando os milhares de canalículos que ficam no centro do dente e levam o nervo da polpa até a superfície ficam expostos e causam dor. A sensação é ainda pior para quem tem bruxismo, ou seja, para quem range os dentes durante o sono.

Somente um profissional pode indicar o melhor tratamento, uma vez que a sensibilidade tem muitas causas. Mas, antes de pensar nos cuidados, é importante dizer que a sensibilidade causada por desgaste do esmalte que pode ser amenizada com algumas mudanças de hábitos. Confira:

Escolha a escova com cuidado
A escova deve ter grande quantidade de cerdas e ser do tipo ultramacia. As cerdas arredondadas também são as mais indicadas. Além disso, escove os dentes de forma gentil e jamais pressione a escova com força contra a dentição.

Tenha sempre um chiclete na bolsa ou no bolso
Em vez de comer e ir direto escovar os dentes, vale mascar uma goma sem açúcar. Isso estimulará o fluxo salivar, que neutraliza a acidez da boca. Por outro lado, caso a escovação seja feita com o pH desequilibrado, a acidez é passada nos dentes pela escova, o que desmineraliza o esmalte.

Flúor
Cremes dentais e enxaguante bucal com flúor podem ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes. O flúor em gel também pode ajudar nas crises. Fale com o dentista sobre essas possibilidades.

Fique longe de bebidas ácidas
Refrigerantes, energéticos, isotônicos devem passar longe dos dentes. Mesmo sucos mais ácidos devem ser ingeridos com canudinho. Assim evita-se o contato da acidez com os dentes. O mesmo ocorre com o vinagre. Opte apenas pelo azeite e sal para evitar o choque nos dentes sensíveis.

Trate o bruxismo
Caso exista a desconfiança de bruxismo, é importante ir ao dentista para tratar o problema. O profissional pode indicar placas para serem usadas durante a noite, que evitam o desgaste do esmalte dental.

 

 

Fonte: Equipe portal
Publicidade