Cuidado com essas 3 tradições do Natal

Mas isso não quer dizer que você precise abrir mão dessas delícias nas comemorações

23 dez 2019
09h54
  • separator

Natal é sinônimo de tradição e é quase obrigatório compor a mesa com algumas comidas deliciosas, como peru e tender, mas tem alguns itens que deixam a boca mais propensa à cárie, mas basta fazer a higienização adequada para aproveitar a ceia sem preocupação.

  • Frutas secas: se por um lado sua textura fibrosa auxilia no aumento da produção de saliva, o detergente natural da boca), por outro, sua superfície pegajosa e rica em açúcar pode prejudicar os dentes. Os açúcares e amidos contidos nas frutas secas combinam-se com a placa bacteriana e produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte do dente. Quando isso ocorre, a pessoa fica mais suscetível à cárie.
  • Champanhe: na produção dessa bebida, os vinhos espumantes são fermentados duas vezes, e, na segunda vez, se acrescenta levedura e açúcar, tornando-as, além de alcoólicas, bem doces, um perigo para a saúde bucal. Isso porque, quando o dente entra em contato com bebidas muito açucaradas e por períodos longos, o risco de cárie e de corrosão dental aumenta sensivelmente. 
  • Panetone: além das frutas cristalizadas, o panetone é rico em carboidrato fermentável, nutriente que sempre que é consumido faz o pH da boca cair dentro de 5 a 15 minutos e dura até 30 minutos, o que torna o ambiente ácido e propício para a ação da cárie, já que a acidez corrói o esmalte dos dentes.
Foto: Livre

 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade