Como cuidar do sorriso depois de comer doces?

20 dez 2017
08h00

Bala, chocolate, refrigerante, torta, sorvete, milk-shake.. a quantidade de alimentos açucarados é tamanha que fica quase impossível resistir, certo?  Mas, a medida que aumenta do consumo de açúcar ao redor do mundo, - algo que é registrado ano a ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) -, os dentistas intensificam a batalha contra este que é considerado o pior inimigo da saúde bucal.

Foto: Shutterstock.com

Estudos recentes indicam que o principal problema não é a quantidade de açúcar que ingerimos, mas sim a frequência que consumimos alimentos açucarados. O motivo é que, ao consumir estes produtos, os dentes ficam expostos a um meio ácido (pH baixo), provocando a desmineralização tornando-os sensíveis. Além disso, o açúcar favorece a formação da placa dental, deixando os dentes mais suscetíveis à carie.

Portanto, os especialistas recomendam consumir açúcar com moderação e redobrar o cuidado com a saúde bucal depois de comer esses alimentos ou bebidas.

De acordo com a Dra. Sandra Kalil, membro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), é essencial escovar os dentes com creme dental fluoretado e usar fio dental depois de comer açúcar.

"Se não for possível escovar logo os dentes, é recomendado fazer bochechos com água ou tomar ao menos um copo de água logo depois de ingerir o alimento", recomenda a especialista.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade