Animal de estimação tem cárie? Descubra se é mito ou verdade

Assim como nós, humanos, o bichinhos também precisam de cuidados especiais com relação à saúde bucal

12 nov 2020
10h00
  • separator

VERDADE
Cães e gatos possuem, sim, cáries, embora em uma frequência menor que nos humanos. Para saber se está tudo bem com seu bichinho de estimação, marque uma consulta com o veterinário especializado em odontologia, no mínimo, uma vez por ano. Além disso, especialistas recomendam escovar os dentes do seu pet, sobretudo cachorros, uma vez ao dia. Utilize escovas e pastas de dentes próprias para cães e gatos.

Entre os problemas orais que mais acometem os pets está a doença periodontal. Causada pelo acúmulo de tártaro, afeta as gengivas e causa mau hálito. Praticamente todos os cães acima de oito anos de idade sofrem com isso. O maior perigo da doença periodontal é a migração de micro-organismos para o sangue, que causa sérios danos em rins, fígado, articulações e pode até matar.

A frequência da limpeza de tártaro depende de cada animal e raça. Alguns precisam fazer anualmente a partir dos três anos de idade, outros a cada três anos. O procedimento começa com anestesia geral, raspagem de todo tártaro e placa bacteriana. Depois é preciso deixar as raízes que ficaram expostas pela doença lisinhas, extrair os dentes comprometidos e fazer polimento. 

Higienizar os dentes do animal e fazer a limpeza de tártaro garante que os dentes sejam mantidos durante a vida toda. Fique atento à saúde bucal do seu bichinho!

Foto: Pexels

 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade