PUBLICIDADE
Logo do

Mau Hálito

Conheça as vitaminas que previnem o mau hálito

A carência de vitaminas propicia maior descamação das células da mucosa bucal, o que contribui para uma maior formação da saburra lingual

9 dez 2020 10h00
Publicidade
Foto: Unplash

A falta de higiene oral costuma ser apontada como uma das causas do mau hálito. No entanto, existem muitos outros fatores que podem contribuir para o problema. Um deles é a ausência das vitaminas A e D no corpo.

A vitamina A é um termo geral que se refere ao retinol e ácido retinóico, e está associada a diversas funções essenciais. O retinol é utilizado no processo visual e o ácido retinóico, por sua vez, assegura a manutenção das células da pele, do trato gastrointestinal e dos olhos.

Já a vitamina D, contribui para a formação dos ossos e dos dentes, facilita a absorção do cálcio e fósforo e ajuda a manter os níveis sanguíneos desses minerais.

A carência de vitaminas A e D propicia uma maior descamação das células da mucosa bucal, o que contribui para uma maior formação da saburra lingual e cáseos amigdalianos, que são os principais nichos causadores da liberação dos gases de enxofre.

As alimentos fontes da vitamina A são geralmente alimentos gordurosos, como os laticínios, a gema do ovo, azeite de dendê, fígado bovino e peixes gordurosos. Já as fontes de carotenoides são as hortaliças verde-escuro e as frutas amarelas e alaranjadas, e o tomate. 

A vitamina D é também sintetizada na pele, por ação da radiação ultravioleta do sol, e transportada no sangue para os rins e ossos, e no intestino onde auxilia a absorção de cálcio. Alimentos como óleos de fígado de peixes, como bacalhau e  linguado, peixes, fígado, margarinas fortificadas com vitamina D, ovos, óleos vegetais, gérmen de trigo e leite são fontes de vitamina D.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade