PUBLICIDADE
Logo do

Mau Hálito

Vinho causa mau hálito? Clique e descubra

Uma única taça de vinho pode secar a área bucal, sugar o cálcio dos dentes e causar mau hálito

2 ago 2021 10h00
| atualizado às 12h13
Publicidade
Foto: Pexels

As temperaturas caem e, com elas, vem aquela vontade de aquecer o corpo e a alma com uma boa taça de vinho. A bebida, além de deliciosa, harmoniza muito bem com praticamente todos os pratos. Mas, além de sempre consumi-la com moderação, outra questão entra em pauta: e o hálito, como fica?

Se você está em dúvida sobre esse tema, a resposta é sim. Isso porque as bebidas alcoólicas deixam a boca seca e isso pode causar mau hálito. É normal que depois de alguns drinks ou cervejas haja o ressecamento da mucosa bucal. Com isso ocorre a descamação das células das bochechas e lábios que viram alimento para as bactérias formarem a saburra lingual e até problemas na gengiva.

Além disso, outro problema surge com o consumo excessivo de álcool. Foi comprovado que apenas 16% das pessoas consideram os malefícios que o ingrediente traz para a saúde da boca, mas, segundo os dentistas, uma única taça de vinho pode secar a área bucal, sugar o cálcio dos dentes e causar mau hálito, além de estar associado a um maior risco de câncer de boca.

O teste do ácido

Quando se coloca algo ácido na boca, como algumas frutas, café e até mesmo o chocolate, a camada protetora de cálcio que fica na superfície dos dentes começa a se dissolver. Isso porque o ácido amolece o esmalte e enfraquece a sua estrutura. Quando o esmalte é desgastado, os nervos podem ficar mais expostos, o que causa sensibilidade e dor.

A maioria das bebidas alcoólicas são extremamente ácidas. O vinho seco é mais ácido que o tinto, embora nenhum dos dois seja exatamente bom para os dentes. Os espumantes, no entanto, são as piores opções, já que suas bolhas são feitas de dióxido de carbono, que apresenta bastante acidez. Uma dica para diminuir o ácido das bebidas é incluir um cubo de belo. Enxaguar a boca também é uma boa pedida depois de alguns drinques.

Manchas e dor

O desgaste do esmalte expõe a dentina, que é mais escura e amarela. Por isso, tomar muita bebida escura pode piorar ainda mais este quadro. O vinho tinto é o mais agressivo neste sentido, assim como drinques que têm café como ingrediente. Se o seu dente é manchado, você pode resolver isso com a escovação, mas não escovando demais, senão pode acabar tirando ainda mais o esmalte. Se o quadro estiver grave, procure um especialista ou faça um clareamento com um profissional.  

Fonte: Equipe portal
Publicidade