PUBLICIDADE
Logo do

Mau Hálito

Como avisar colega com mau hálito? Especialista dá dicas

Saiba como alertar uma pessoa sobre seu mau hálito sem causar desconforto ou constrangimento

20 ago 2020 10h00
Publicidade

O mau hálito não causa desconforto apenas para quem o possui. Ele é constrangedor também para quem convive com pessoas com essa condição. Pensando nisso, conversamos com Bruna Conde, pós-graduada em Periodontia e em Disfunção Temporomandibular, e membro da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), que deu algumas dicas sobre como alertar sobre o mau hálito.

Quais as principais causas da halitose?
A causa da halitose é multifatorial. 90% é proveniente da cavidade oral, como gengivite, periodontite, saburra lingual e caseos amigdalianos. 8% é de origem otorrinolaringológica e respiratória, como amigdalite, sinusite e bronquite. 2% podem ser de origem digestiva/outros casos, como refluxo, diabetes, hérnia, infecção hpylori, problemas renais e trimetilaminuria (portadores dessa rara doença exalam um odor similar ao de peixe ou terra molhada).

Como prevenir o mau hálito?
A prevenção exige a remoção das causas. Desde o comparecimento com frequência ao dentista para controle; check up médico em dia; ausência de problemas bucais e no organismo; higiene periódica da cavidade oral feito pelo profissional e pelo paciente na sua rotina diária; remoção de hábitos que auxiliam na formação dos compostos sulfurados voláteis; e hidratação constante da mucosa.

Qual a melhor forma de avisar um conhecido que tem mau hálito?
A melhor forma é pelo diálogo pessoalmente. O olho no olho transmite confiança e carinho. Quando estamos diante das pessoas, elas podem sentir nossa verdade. Busque um momento que estarão a sós. Não faça isso diante de várias pessoas ou em tom de brincadeira. O portador do mau hálito tem que entender a mensagem, para não deixar de lado e realmente ir atrás do tratamento.

Como evitar que a pessoa se ofenda com essa informação?
Utilizar a sinceridade e se colocar no lugar do outro é a melhor opção. Se fosse você, como gostaria de ser informado? Com calma e jeito, direcione seu discurso para a saúde. Diga que se informou, fale o quanto é importante cuidar da saúde bucal, que sentiu um cheiro diferente vindo dessa pessoa e por gostar tanto dela, resolveu informar, pois pode ser sinal de que algo não anda bem no seu organismo. Incentivar procurar ajuda com profissionais capacitados.

E quem não tem coragem de falar, como deve proceder?
O Hálito Amigo é uma ferramenta disponível no https://drabrunaconde.com.br/halito-amigo/  para as pessoas informarem o telefone ou email do portador do mau hálito. Iremos entrar em contato com a pessoa, mantendo o sigilo do seu nome, convidamos essa pessoa a procurar ajuda e cuidar da sua saúde integral. Vergonha não é procurar ajuda e indicar pessoas, vergonha é não se cuidar!

Foto: Unplash

 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade