Dentes caírem não é normal, diz especialista

28 jun 2013
07h18

Os dentes não têm data de validade. Isso mesmo, com exceção dos dentes de leite que começam a cair por volta dos seis anos, os dentes foram feitos para permanecerem na boca durante toda a vida. “Não é natural os dentes caírem, se forem bem cuidados durante toda a vida, permanecerão saudáveis”, diz o cirurgião-dentista, Giuseppe Romito, professor da Faculdade de Odontologia da USP.

Não é natural os dentes caírem, se forem bem cuidados durante toda a vida, permanecerão saudáveis
Não é natural os dentes caírem, se forem bem cuidados durante toda a vida, permanecerão saudáveis
Foto: Shutterstock

Romito conta que tem pacientes que estão com 80 anos e que vão ao seu consultório há 20 anos e não perderam e nem vão perder nenhum dente por conta de doenças bucais. “O que ocorre é que os dentes amolecem ou são perdidos em função de patologias bucais que são passíveis de serem tratadas e, o mais importante, prevenidas”, afirma o profissional.

Ao cuidar da higiene da boca é possível afastar doenças como a cárie – umas das maiores responsáveis pela perda dos dentes. “Os procedimentos preventivos precisam ser bem realizados nessa fase da vida, desde a escovação, uso do fio dental/escova interdental, limpeza correta das próteses e mucosas”, diz o dentista Fernando Luiz Brunetti Montenegro, consultor científico da ABO. 

Segundo dados do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, idosos têm quase 26 dentes extraídos em média por pessoa, e três a cada quatro idosos não possuem nenhum dente funcional. Destes, mais de 36% necessitam de pelo menos uma dentadura. 

Hoje, em casos que não é possível preservar o dente, pode-se recorrer aos implantes osseointegráveis, chamados também de terceira dentição. Além de maior conforto, suprem as necessidades físicas de quem os usa e ajuda na autoestima.

Dentes de leite
O único dente que é aceitável cair é o de leite. Ocorre que os dentes permanentes vão se formando embaixo dos temporários. Quando estão prontos, começam a absorver a raiz dos decíduos. Assim, como ficam sem sustentação, amolecem até cair e abrem espaço para a arcada permanente.

 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados. Fonte: Terra
publicidade