Clareamento caseiro: técnica com casca de banana funciona?

Receitas que usam casca de banana, de laranja, bicarbonato de sódio e água oxigenada podem ser perigosas para a saúde bucal

29 abr 2015
08h00
atualizado em 18/7/2017 às 14h53

Basta jogar as palavras “clareamento dental caseiro”em um site de busca para que inúmeras receitas branqueadoras saltem da tela do computador. Uma delas garante que esfregar a parte de dentro da casca de banana ou laranja deixa os dentes mais brancos, pois os minerais encontrados nesses alimentos (potássio, magnésio e manganês) teriam esse poder. 

Para Alexandre Bussab, cirurgião-dentista especializado em estética, o efeito dessa técnica é mal interpretado pelas pessoas. “O que acontece é que o atrito dessas cascas fibrosas com a superfície do dente elimina, de forma efetiva, as crostas, os restos de alimentos e a placa bacteriana do esmalte dental, deixando-o com uma aparência mais limpa, mas não mais branca”, diz o especialista. 

O mesmo acontece quando se acrescenta bicarbonato de sódio à pasta de dente. Por ser bem abrasiva, essa substância também dá uma boa limpada na superfície dental, deixando-a com uma aparência mais clara. 

Por mais simples que pareçam, algumas técnicas apenas limpam mais os dentes, mas podem prejudicar a saúde bucal
Por mais simples que pareçam, algumas técnicas apenas limpam mais os dentes, mas podem prejudicar a saúde bucal
Foto: Kurhan

O que muitos não sabem é que o constante atrito dessesprodutos com o esmalte dental pode trazer mais malefícios do que benefícios aos dentes. “O bicarbonato especificamente é um abrasivo altamente potente que, em contato com o esmalte dental constantemente,torna-o mais poroso e enfraquecido. Assim, ao longo do tempo,o dente vai ficar mais suscetível à cárie, às manchas e àerosão”, diz Alexandre. 

Água oxigenada e língua
Entre todas as técnicas caseiras utilizadas para clarear os dentes, a mais efetiva é aquela que usa água oxigenada para fazer bochechos. Como é uma solução aquosa do peróxido de hidrogênio (substância que está entre os componentes do gel clareador utilizado nos clareamentos profissionais), realmente consegue deixar os dentes mais brancos. 

No entanto, Alexandre também desaprova seu uso fora do consultório do dentista. “Além da sua concentração de peróxido de hidrogênio ser bem menor do que a dos géis clareadores de consultório, o que torna o seu efeito branqueador bem mais fraco, o uso contínuo da água oxigenada causa glossite que é o endurecimento da língua. E isso vem escrito na bula”, diz o especialista. 

Para Alexandre, sempre que o paciente quiser fazer em casa alguma técnica de cunho estético, preventivo ou curativo, deve antes comunicar seu dentista. “Por mais simples que seja prática, muitas vezes ela é mais perigosa do que parece. Pode resolver um problema momentaneamente, mas causar outros muitos mais sérios para o resto da vida” diz o especialista.  

 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade