0

Sarampo: conheça sintomas e a forma de prevenção

11 jan 2019
07h11
  • separator
  • comentários

O Brasil já registrou 10.274 casos de sarampo, do início de 2018 até 8 de janeiro deste ano. A informação é do Ministério da Saúde, que atualizou quarta-feira (9) os dados repassados pelas secretarias estaduais de saúde. De acordo com o governo, o país enfrenta atualmente dois surtos da doença: Amazonas, com 9.778 casos confirmados, e em Roraima, com 355. Além disso, três estados já registraram óbitos por causa do sarampo: Amazonas (6), Roraima (4) e Pará (2).

Os casos ocorridos no País em 2018 estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que circula no Brasil é o mesmo que atinge a Venezuela desde 2017. 

Vírus de fácil transmissão, o sarampo é uma doença infecciosa aguda. Em alguns casos, pode provocar complicações neurológicas, infecções respiratórias e otites, por exemplo.  

Sintomas 

Entre os principais sintomas estão: febre acima de 38,5°C, tosse, coriza, dor de cabeça e conjuntivite. Em um primeiro momento, as manchas vermelhas surgem no rosto e atrás das orelhas, mas depois elas se espalham pelo corpo. 

Transmissão

O sarampo é transmitido facilmente. Tossir, espirrar, falar ou respirar são algumas das formas. Febre, coriza e tosse são os primeiros sintomas, seguidos por bolinhas vermelhas, que surgem alguns dias depois. 

Vacinação

A única forma de prevenção é a vacinação. Por isso, é importante verificar a carteira de vacinação para saber se está ou não protegido contra o vírus. Em caso de dúvida, procure um posto de saúde.

Desde janeiro do ano passado, o Ministério da Saúde encaminhou 15,5 milhões de doses da vacina tríplice viral aos estados de Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Sergipe, além do Distrito Federal. 

Além disso, intensificou a campanha de vacinação para prevenção de novos casos de sarampo. De acordo com o ministério, todos os estados brasileiros recebem doses para vacinação de rotina, disponíveis nos postos de saúde de todo o país pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Estadão
  • separator
  • comentários
publicidade