Rico em vitaminas, jiló pode ajudar na dieta
Conhecido por seu sabor amargo, o jiló oferece benefícios nutricionais para a manutenção de uma dieta saudável e equilibrada, ajudando ainda na perda de peso. Ele promove também benefícios para a saúde, ajudando, por exemplo, no bom funcionamento do coração.
Apesar do famoso amargor, o jiló é uma fruta. Isso mesmo! Da família da berinjela, pimentão e tomate, o fruto de coloração verde originário da África é muito cultivado no Brasil.
Com ramos verdes alongados, o jiloeiro pode atingir 1,5 metro de altura. Suas flores brancas ficam dispostas em pequenos racemos com pedúnculo curto.
Características
Benefícios para a saúde não faltam no jiló. Ele é rico em carboidratos, proteínas e sais minerais, como cálcio, fósforo, magnésio e ferro.
Além disso, tem boa quantidade significativas de vítimas A e B. O fruto oferece ainda vitamina C. Entretanto, ela é desperdiçada durante o preparo do alimento, no cozimento.
Dieta
O fruto contém aproximadamente 40 calorias em uma porção com 100 gramas. Com baixo teor calórico, o jiló é um grande aliado da dieta. Outra vantagem para a perda de alguns quilinhos é a grande quantidade de água na fruta, o que contribui para promover a sensação de saciedade.
Saúde
Os antioxidantes encontrados no jiló evitam o acúmulo de colesterol ruim no organismo, protegendo as artérias e, assim, ajudando no bom funcionamento do coração.
Já o ferro ajuda no combate à anemia. Quer mais? A ação bactericida do jiló previne contra infecções bucais, prevenindo ainda o mau hálito.