PUBLICIDADE

Quanto de coenzima Q10 devemos consumir no dia?

20 set 2018 07h11
ver comentários
Publicidade

Coenzima Q10 - mais conhecida como CoQ10 - é um composto que seu corpo produz naturalmente. Desempenha muitos papéis vitais, como produção de energia e proteção contra danos celulares oxidativos. Também é vendido na forma de suplemento para tratar várias condições de saúde e doenças. Dependendo da condição de saúde que você está tentando melhorar ou resolver, as recomendações de dosagem para CoQ10 podem variar. Embora 90 a 200 mg de CoQ10 por dia sejam tipicamente recomendados, as necessidades podem variar dependendo da pessoa e da condição a ser tratada. A pesquisa mostrou que a suplementação com CoQ10 reduz a dor muscular em pessoas que tomam estatinas. Além disso, a suplementação mostrou reduzir o número de visitas hospitalares e o risco de morrer de problemas cardíacos em indivíduos com insuficiência cardíaca.

A CoQ10 diminui a inflamação no seu corpo e melhora a função mitocondrial, o que ajuda a reduzir a dor associada à enxaqueca. Para o tratamento de enxaquecas, a recomendação de dosagem típica para a CoQ10 é de 300 a 400 mg por dia. Os idosos com níveis sanguíneos mais altos de CoQ10 tendem a ser mais ativos fisicamente e ter níveis mais baixos de estresse oxidativo, o que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e declínio cognitivo. Tanto o estresse oxidativo quanto a disfunção mitocondrial têm sido associados ao aparecimento e à progressão de complicações relacionadas ao diabetes e à diabetes. Além disso, aqueles com diabetes podem ter níveis mais baixos de CoQ10, e certos medicamentos antidiabéticos podem esgotar ainda mais os estoques corporais dessa importante substância. A CoQ10 também ajuda a melhorar a resistência à insulina e a regular os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

O dano oxidativo é uma das principais causas de infertilidade masculina e feminina, afetando negativamente a qualidade do esperma e do óvulo. A suplementação com 200 a 300 mg por dia de CoQ10 mostrou melhorar a concentração, a densidade e a mobilidade dos espermatozóides em homens com infertilidade. Suplementos CoQ10 ajudam a reduzir a inflamação associada a exercícios pesados ??e podem até acelerar a recuperação. Embora a CoQ10 seja geralmente bem tolerada, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais como náusea, diarréia e dores de cabeça, especialmente se tomar altas doses. O suplemento também pode interagir com medicamentos comuns, então fale com seu médico primeiro.

Referência

DiNicolantonio, J.J. et al. Coenzyme Q10 for the treatment of heart failure: a review of the literature. Open Heart.  2015 Oct 19;2(1):e000326. 

Gholnari, T. ET al. The Effects of Coenzyme Q10 Supplementation on Glucose Metabolism, Lipid Profiles, Inflammation, and Oxidative Stress in Patients With Diabetic Nephropathy: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. J Am Coll Nutr.  2018 Mar-Apr;37(3):188-193.

Mortensen. S. A. ET al. The effect of coenzyme Q10 on morbidity and mortality in chronic heart failure: results from Q-SYMBIO: a randomized double-blind trial. JACC Heart Fail.  2014 Dec;2(6):641-9.

Estadão
Publicidade
Publicidade