Primeiros dentes: o que fazer para diminuir o desconforto dos bebês?
Léo Santana levou a filha Liz, de 1 ano, ao hospital por conta da dor que a bebê sentiu com a chegada dos primeiros dentes. Saiba o que fazer
O cantor Léo Santana usou as redes sociais para falar sobre a preocupação que tem sentido com a filha Liz, de um ano. De acordo com relato publicado no Instagram, o artista precisou levar a menina em um hospital, na segunda-feira (10), após a garota sentir incômodo por causa do nascimento dos dentes.
"Não desejo para pai nenhum o que eu passei agora com ela. 'Cê' tá doido, sensação de impotência, ver sua filha esperneando de choro de incômodo e você não poder fazer nada, simplesmente tentar acalmá-la. Que sensação horrível", contou o cantor.
Como aliviar o desconforto do bebê com a chegada dos primeiros dentes
De fato, o nascimento dos primeiros dentes costuma ser algo bem doloroso para a maioria das crianças. Ilana Marques, odontopediatra da clínica IGM Odontopediatria, afirma que muitos bebês podem sofrer com o nascimento dos dentes, mas isto pode ser evitado e também remediado.
Para evitar o processo doloroso, Ilana indica:
- Massagem da gengiva com dedeira;
- Uso de mordedores macios ;
- Uso de mordedores com água gelada;
- Estímulo com alimentos consistentes que servem como massageadores, como, por exemplo, cenoura crua, maçã, pera em pedaços.
Segundo ela, tudo isso pode ajudar no processo de nascimento dos dentes. Já no caso de dor, quando o bebê já reclama do desconforto, a especialista recomenda a aplicação de laser terapêutico — uma opção para quem tem acesso a um serviço odontopediátrico. "Após uma aplicação o bebê já apresenta um alívio imediato", afirma. Outra opção, conforme a profissional, é o uso de um gel à base de ácido hialurônico, que também ajuda no alívio da dor.