PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Por que remédios para gripe podem ser perigosos para idosos?

Geriatra alerta sobre os perigos de tomar medicamentos antigripais sem acompanhamento médico

21 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A geriatra Simone de Paula Pessoa Lima alerta sobre os perigos da manipulação de medicamentos para gripe sem orientação, sendo que o tratamento mais importante para idosos é a hidratação adequada.
Foto: iStock

Uma doença comum como a gripe pode representar um perigo, para além de seus sintomas comuns, aos idosos. Enquanto muitos recorrem a automedicação para acelerar a recuperação, médicos alertam sobre os perigos da manipulação desses remédios sem orientação.

Em entrevista ao Terra, a médica geriatra da Saúde no Lar, Simone de Paula Pessoa Lima, conta que diversos medicamentos usados para gripe são associações entre analgésicos, relaxantes musculares e antialérgicos. Esses medicamentos favorecem a sedação, o que pode favorecer uma queda em pessoas acima dos 60 anos.

“Você pode ficar sonolento, tropeçar com mais facilidade, dormindo muito tempo por causa da medicação associada aos remédios que você já usa, e isso favorece a desidratação no mesmo momento em que a gente tem que hidratar bastante para colocar para fora a secreção”, diz a especialista.

"O paciente idoso é mais sensível à sonolência e aos problemas que levam à queda por sonolência", explica. A geriatra ainda destaca que é importante tratar especificamente os sintomas que a gripe causa e realizar uma avaliação médica de cada caso em específico, principalmente em épocas de dengue e covid-19 em alta.

“Se o nariz está escorrendo, pode ser um antialérgico, se está sentindo dor no corpo, pode ser um analgésico. Quando o paciente é asmático, já tem um problema respiratório e a chance de uma infecção secundária em cima dessa gripe acontecer, o monitoramento é importante junto a ausculta pulmonar com frequência pelo fisioterapeuta e pelo médico que o acompanha”, explica Simone.

Vale lembrar que, naturalmente, idosos tendem a sentir menos sede e beber menos água. A especialista classifica a hidratação adequada como o tratamento mais importante da gripe e desaconselha o uso de medicamentos de forma indiscriminada, principalmente para idosos.

Sintomas de dengue que podem ser confundidos com outras doenças Sintomas de dengue que podem ser confundidos com outras doenças

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade