PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Pode fazer sexo menstruada? Ginecologistas comentam

Ginecologistas contam que, durante a menstruação, algumas mulheres podem sentir um aumento da libido. Entenda!

12 abr 2024 - 18h09
(atualizado em 15/4/2024 às 09h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Sexo é seguro durante a menstruação, mas deve-se ter cuidado para prevenir ISTs - uso de camisinhas, higiene íntima e locais adequados para transar. As chances de gravidez nesse período variam de acordo com o ciclo menstrual da mulher, mas é necessário tomar cuidado como em qualquer outro período.

Não há nenhum problema em fazer sexo menstruada. "O mais importante é que ambos os parceiros se sintam confortáveis para transar nesse período. Se faz necessário sempre uma conversa, para que a mulher exponha seus limites e vontades, especialmente porque há uma maior sensibilidade durante a menstruação", fala o Dr. César Patez, ginecologista. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Desejo sexual na menstruação

Durante a menstruação, é normal que algumas mulheres experimentem um aumento da libido, no entanto, isso varia de pessoa para pessoa.

"Na gestação, existem mulheres que têm mais vontade de transar enquanto outras sentem uma piora ou nem notam diferença. Na menstruação, é a mesma coisa, e é claro que devemos considerar que o desejo sexual é complexo, as cólicas sentidas podem atrapalhar, por exemplo", explica o Dr. Igor Padovesi, ginecologista associado à Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). 

A melhora significativa no desejo sexual na menstruação pode acontecer devido às flutuações hormonais e à maior sensibilidade nas partes íntimas.

"Nesse período, na região pélvica, os órgãos ficam um pouco mais irrigados, o que, para algumas, pode melhorar o fator da sensibilidade, o desejo e a resposta sexual. Já para outras, pode desencadear desconfortos", diz Padovesi.

Benefícios do sexo durante a menstruação

Transar durante a menstruação não faz mal à saúde, segundo os ginecologistas. Na verdade, pode entregar alguns benefícios. "Como há uma grande quantidade de hormônios concentrados nesse período, o sexo pode ajudar no alívio das cólicas e, por liberar endorfinas e ocitocina, na melhora do humor", cita o Dr. César.

"Um outro ponto positivo é que o sangue menstrual pode colaborar para a lubrificação vaginal", completa o Dr. Igor.

E o sexo oral?

Sim, pode receber sexo oral durante a menstruação. "Os principais cuidados devem ser com a higienização do local, para evitar o contato direto com o sangue da região, uma vez que este facilita a transmissão de ISTs. Por mais que seja praticamente inevitável o contato da boca com o sangue, a limpeza adequada já ajuda a evitar maiores transtornos. Lembre-se que o mais indicado é usar camisinhas, mesmo em relações orais", orienta Patez.

Cuidados necessários

De acordo com os médicos, os cuidados devem ser os mesmos que os tomados fora da menstruação. Padovesi afirma que, durante esse período, há um risco maior de transmissão de doenças devido ao contato com o sangue, que pode estar infectado com agentes patogênicos, como HIV e hepatite.

"Além disso, o colo uterino na menstruação fica ligeiramente mais aberto, o que favorece um pouco mais a ocorrência de uma infecção uterina. Uma bactéria ou vírus pode permanecer no canal vaginal, entrar para dentro do útero e provocar uma situação mais grave", conta Padovesi.

Nesse sentido, o uso de camisinha é indispensável, não só para a prevenção de uma gravidez indesejada, mas também para impedir a transmissão de ISTs. A higiene íntima antes e depois do ato sexual também é fundamental.

"Transar durante a menstruação pode fazer sujeira no lençol, na cama, nos travesseiros. Então, uma boa dica é forrar o local com uma toalha ou variar nos ambientes, transar no banheiro, no chuveiro. Na hora que terminar a relação, como pode escorrer, a mulher pode deixar um absorvente do lado e utilizá-lo para se sentir mais segura para levantar ou colocar um OB", sugere o Dr. Igor.

Tem como engravidar durante a menstruação?

Embora as chances sejam baixas, não é totalmente impossível engravidar durante a menstruação.

" Para mulheres que têm ciclos regulares, a menstruação é a situação mais longe da fertilidade, sendo considerado mais seguro em relação à gravidez. Entretanto, é necessário dizer que vários fatores podem alterar isso e causar a irregularidade do ciclo ou sangramentos imprevisíveis. Então, estar menstruada não significa que você está completamente protegida contra a gestação", destaca Padovesi.

As mulheres que têm uma menstruação irregular ou costumam ter escapes apresentam uma maior possibilidade de engravidar durante a menstruação. Isso porque, com a imprevisibilidade do ciclo, fica mais difícil determinar o período fértil, e a ovulação pode acabar acontecendo em um momento inesperado.

"Geralmente, transar na menstruação é mais uma questão de intimidade. Existem casos de mulheres que ficam menstruadas e não querem nada com ninguém durante esse período, principalmente devido à dor, alterações de humor e até mesmo diarreia. Por outro lado, há mulheres que se sentem mais confortáveis para ter relações sexuais durante o período menstrual. Portanto, nesse caso, depende da vontade dela no momento e de conversar sobre isso com o parceiro para ver se há reciprocidade nesse desejo", conclui a  Dra. Mariana Rosário, ginecologista.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade