PUBLICIDADE

O que pode ser sangramento na gravidez, como teve Iza?

"Médico pediu para ficar quietinha", comentou a cantora sobre episódio. Entenda razões

15 abr 2024 - 14h52
(atualizado às 14h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Iza é uma cantora de 33 anos que descobriu recentemente sua gravidez. Após um pequeno sangramento, a artista decidiu cancelar alguns compromissos e buscar consulta médica, com o auxílio de uma especialista. O sangramento na gestação pode estar relacionado a complicações diversas.

Iza é a mais nova grávida do pedaço. Na última semana, a cantora de 33 anos revelou aos fãs que está esperando o seu primeiro filho. Segundo a artista, a descoberta aconteceu ao acaso. "Eu estava indo visitar uma amiga. Quando entramos no assunto gravidez, comecei a me questionar sobre quando rolou a minha última menstruação. Comecei a ficar um pouco nervosa. Depois, pedi um teste de gravidez", disse durante entrevista ao Fantástico.

A cantora também contou que levou um susto por causa de um "pequeno sangramento". "Precisei cancelar alguns compromissos. Tive um pequeno sangramento. Eu tinha uma capa de revista, um show no BBB e uma apresentação em Aracaju. Meu médico pediu para ficar um pouco quietinha, para evitar que aquilo evoluísse", falou. 

O que pode ser sangramento na gestação

Agora, ela já se recupera do susto. Segundo a ginecologista e obstetra Dúnia Poli do Valle, todo sangramento durante a gestação precisa ser investigado e as causas podem variar muito a depender do tempo da gravidez. "Sangramento na gestação, em qualquer idade gestacional, é sempre motivo de preocupação e de consultar a equipe que cuida de você. Até que toda causa mais grave seja descartada é preciso atenção", comenta a especialista.

De acordo com a médica, sangramentos do início da gestação podem estar relacionados a implantação do embrião no útero ou a um aborto espontâneo, passando por causas como descolamento do saco gestacional ou um hematoma próximo dele.

Já os sangramentos que podem acontecer da metade para o fim da gestação geralmente estão relacionados a questões como a placenta, ao cordão umbilical e aos vasos que formam a circulação entre feto-placenta-útero: descolamento prematuro de placenta, placenta prévia ou vasa prévia.

"É preciso também avaliar causas relacionadas ao colo do útero, lesões pré-câncer ou até um câncer de colo de útero, e pode ser simplesmente um sangramento benigno de origem do colo uterino após uma relação sexual, por exemplo. Na gravidez, o colo do útero fica mais amolecido e mais vascularizado (com vasos sanguíneos mais presentes e sensíveis), então sangramentos podem acontecer com algum esforço a mais naquela região", reforça a ginecologista.

Nunca é normal uma grávida sangrar (a não ser o sangramento relacionado ao trabalho de parto, que é totalmente diferente do que estamos tratando aqui, que ocorre durante a gestação), portanto a recomendação é sempre passar por avaliação médica.

Surto de Dengue: veja qual o melhor repelente para combater o Aedes Aegypti Surto de Dengue: veja qual o melhor repelente para combater o Aedes Aegypti

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade