O que é lipedema, doença que quase tirou Yasmin Brunet do BBB
Modelo revelou que recebeu diagnóstico após sair do reality show e que, com ajuda médica, conseguiu perder 15 quilos sem cirurgia
A modelo Yasmin Brunet falou sobre o seu diagnóstico de lipedema em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, neste domingo (9). A modelo convivia com a doença e não sabia: "O que eu achava era que eu retinha muito líquido", explicou. Após sair do BBB24, no começo do ano passado, a empresária de 36 anos recebeu o diagnóstico de lipedema, doença vascular crônica que provoca o aumento desproporcional de gordura sobretudo nas pernas. Entenda a condição!
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Yasmin, que seguiu até a reta final do reality show global, revelou que estranhava o fato de só ganhar peso da cintura para baixo e também de sentir muita dor nas pernas. Agora, um ano depois, ela abriu o jogo dizendo que se expor dessa forma em rede nacional era um ponto sensível para ela, que inclusive a fez considerar declinar a proposta de entrar na casa mais vigiada do Brasil.
“Foi um dos motivos que eu falava para minha mãe: ‘Mãe, não sei se tenho coragem de ir, porque vão me ver assim e eu morro de vergonha. E agora?’. E aí, de fato, viram e falaram. E isso foi, de certa forma, um alívio para mim, porque é como se eu tivesse arrancado o band-aid de uma coisa que eu tentei tampar por tanto tempo e aí eu já estava ali exposta, então não tinha mais o que fazer”, declarou Yasmin, relembrando conversas com a modelo Luiza Brunet.
“Foi quando eu saí do Big Brother que eu descobri. Porque, até então, o que eu achava era que eu retinha muito líquido. Fazia muita massagem que doía, doía demais, me deixava roxa”, complementou Yasmin, que buscou ajuda médica após o reality. Em tratamento contra a lipedema, a influencer conseguiu perder 15 quilos através de alimentação balanceada e muito exercício. "Sem cirurgia", enfatizou.
A lipedema
Doença de causas genéticas e que afeta principalmente as mulheres em idade reprodutiva, como no caso de Brunet, a lipedema é uma doença vascular crônica que provoca o aumento desproporcional de gordura nas pernas e, mais raramente, nos braços, causando dor na região afetada.
Dentre os principais sintomas estão desconforto, cansaço, hematomas frequentes, edemas (inchaço) e dor nas pernas e demais regiões afetadas.
"Pessoas com lipedema normalmente apresentam tronco 'fino', com aumento de gordura abaixo da cintura, mas sem atingir os pés. É diferente do linfedema, condição que aumenta a circunferência da perna por acúmulo de líquidos e compromete todo o membro (na maioria das vezes de forma unilateral), incluindo o pé", destaca o site do médico e oncologista Drauzio Varella.
O lipedema não tem cura, mas tem tratamento. A recomendação principal é a procura por um médico especialista. Corriqueiramente, o tratamento inclui hidroginástica e prática de outras atividades físicas, o uso de meias elásticas de média compressão e uma dieta antioxidante e regrada.