PUBLICIDADE

O que Bolsonaro precisa esclarecer sobre as joias sauditas?

Além do ex-presidente, devem ser ouvidas outras dez testemunhas, simultaneamente e em salas diferentes da sede da PF em Brasília.

5 abr 2023 - 09h27
(atualizado às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta depoimento nesta quarta-feira (5) na sede da PF em Brasília. A previsão é que a oitiva tenha início às 14h30. O depoimento de Bolsonaro diz respeito à investigação da entrada ilegal no país de joias dadas ao governo brasileiro pela Arábia Saudita.

(
(
Foto: Getty Images / Perfil Brasil

No total, serão 10 depoimentos, que vão acontecer ao mesmo tempo, em salas diferentes. Entre as pessoas que serão ouvidas estão o ajudante de ordens do ex-chefe do Executivo, tenente-coronel Mauro Cid, além de assessores do governo Bolsonaro e fiscais da Receita Federal. De acordo com apuração da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, entre os depoimentos já recolhidos, o mais forte, na opinião dos policiais federais, é o de uma subordinada de Mauro Cid, Priscila Esteves das Chagas. Ela teria recebido ordens para lançar antecipadamente na lista de presentes recebidos pelo então presidente as joias de R$ 16,5 milhões apreendidas pela Receita Federal em Guarulhos. O que chamou a atenção dos agentes é que as joias ainda estavam retidas e nem haviam sido liberadas quando a ordem foi dada.

O ex-presidente Jair Bolsonaro poderá ser acusado de três crimes: peculato, descaminho, por não ter declarado as joias à Receita, além de corrupção passiva - caso fique provado que esse 'presente' foi algum pagamento por negócios com o governo.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade