PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mulheres podem usar FGTS para congelamento de óvulos e fertilização in vitro; saiba como

Solicitação pode ser feita por qualquer pessoa que tenha os requisitos necessários e esteja interessada em realizar o procedimento

18 mar 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Qista e Neo Vita criaram uma parceria pelo FGTS para financiar a reprodução assistida, dando acesso à classe menos favorecida e permitindo simulações para a operação.
Foto: iStock

O sonho de gerar uma vida pode ser mais viável para mulheres que consideram o congelamento de óvulos ou a fertilização in vitro como possibilidades para se tornarem mamães. Uma parceria entre as empresas Qista e Neo Vita permitiu a antecipação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para realizar procedimentos de reprodução assistida.

Para entender como funciona o programa "Qista FGTS Família", o Terra conversou com Leonardo Grapeia, CEO da Qista. Segundo o empresário, o objetivo por trás da iniciativa é trazer para as mulheres o conhecimento sobre a queda na taxa de fertilidade devido a idade. 

“O crescimento da carreira é inverso ao gráfico da fertilidade e qualidade dos óvulos. A mulher chega ao auge da sua carreira entre os 30, 35 anos de idade, quando em sua maioria toma a decisão de ter filhos e tem que lidar com a situação de redução forte de fertilidade. Com nossa linha de crédito, onde 70% são negativados, estamos dando acesso à classe menos favorecida de fazer o congelamento de óvulos ou FIV”, diz o CEO.

Quem pode utilizar o FGTS para financiar reprodução assistida?

De acordo com Grapeia, toda e qualquer pessoa física que possui conta vinculada ao FGTS - ativas ou inativas - com saldo, que seja optante da modalidade “Saque Aniversário FGTS”, tenha entre 18 a 75 anos e que estejam com CPF em situação “regular” na Receita Federal, pode solicitar.

“A obtenção desse empréstimo que antecipa o saque aniversário é feita somente por intermédio de uma instituição autorizada pela Caixa/FGTS em operar com essa modalidade”, explica o empresário.

Leonardo Grapeia destaca que a iniciativa traz benefícios aos trabalhadores visto o custo elevado em procedimentos de reprodução assistida. Nesse sentido, a opção da utilização do FGTS se apresenta como uma linha de crédito pessoal direta e barata .  

“Não impacta o fluxo de caixa do trabalhador por ser um valor resgatado do seu FGTS por intermédio da operação financeira. A contratação é fácil e a liberação do recurso pode ocorrer no mesmo dia”, garante.

Como acessar o recurso?

  • Acessar o aplicativo do FGTS
  • Ser optante da modalidade “Saque Aniversário” (caso não seja realizar adesão online via app mesmo)
  • Autorizar a Qista S/A para acessar seu saldo disponível no FGTS. 

Grapeia explica que após esses passos, é só entrar em contato com a central de atendimento Qista dedicada para parceria com a Neo Vita e contratar a operação e realizar uma simulação de valor liberado para operação.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade