Milton Nascimento é diagnosticado com demência após apresentar 'piora cognitiva brusca', diz revista
Conforme a família, cantor tem demência por corpos de Lewy; saiba mais sobre o caso
Milton Nascimento, aos 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy, após apresentar sintomas como confusão mental e dificuldades motoras; a doença, sem cura, pode ter sintomas controlados com medicamentos e terapias.
O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). A informação foi divulgada pela revista Piauí nesta quinta-feira, 2. Conforme a revista, a família de Milton Nascimento começou a suspeitar de algum quadro clínico no primeiro semestre de 2025, quando o cantor apresentou dificuldade motora, confusão mental e esquecimento.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Quando vi que o meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos EUA”, disse Augusto Nascimento, filho do artista.
Em maio, pai e filho embarcaram na aventura norte-americana. Algumas semanas depois do retorno, Milton recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL).
O que é DCL?
A demência por corpos de Lewy é o terceiro tipo mais comum de demência. A condição é caracterizada pelo acúmulo anormal de proteínas chamadas corpos de Lewy no cérebro. Esses depósitos prejudicam a comunicação dos neurônios, causando a degeneração e morte deles, e afetando cognição, movimento e comportamento.
Para quem convive com alguém com DCL, como Milton Nascimento, os sintomas podem se assemelhar aos do Alzheimer. Além disso, por causa das questões motoras e cognitivas e de comportamento, também pode ser confundida com o Parkinson.
Até o momento, não há cura para a condição, mas os sintomas (de cognição, movimento e comportamento) podem ser controlados com medicamentos, além de terapias de apoio.