Influenciadora fitness perde os movimentos após ser picada por carrapato
Maria Palen, de 31 anos, ficou parcialmente paralisada após contrair babesiose nos EUA
A influenciadora fitness Maria Palen, dos Estados Unidos, perdeu movimentos do corpo após ser picada por um carrapato e contrair Babesiose. A mulher, de 31 anos, começou a ter inflamação e dores nas articulações, até que seu quadro foi piorando e ela chegou a ficar de cama. Agora, ela segue em recuperação.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A babesiosa é uma doença causada por parasitas que infectam os glóbulos vermelhos. Em entrevista ao Daily Mail, ela explicou que no início recebeu medicação para ajudar a erradicar o parasita, mas que começou a sentir dores muito fortes no cóccix.
Isso foi em outubro de 2024. Ela precisou passar por uma cirurgia de emergência, mas seus sintomas pioraram. Foi aí que ela ficou paralisada da cintura para baixo.
“Eu não tenho ideia [quando a picada de carrapato pode ter acontecido]. Eu acho que ficou tão ruim porque [a mordida e a infecção] não foram detectadas por tanto tempo porque eu não sabia que eu tinha. Eu acho que se eu tivesse detectado mais cedo, não teria chegado ao estágio em que estou agora”, contou a influenciadora ao veículo.
Atualmente ela faz fisioterapia por oito horas por semana e espera conseguir recuperar os movimentos das pernas.
“Estou tão acostumada a acordar às 4 da manhã, ir à academia e depois ir trabalhar. Estou tão acostumado a um estilo de vida ocupado, então tem sido difícil mentalmente porque eu não posso fazer todas as coisas que eu amava”, desabafou a mulher.
Segundo dados de Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), obtidos pelo veículo, cerca de 2.500 pessoas são diagnosticadas com a infecção todos os anos, acima de pouco mais de mil que eram registrados há uma década.