PUBLICIDADE

EUA estão animados após testes de remédio contra coronavírus

Casa Branca divulgou resultados promissores no tratamento da doença. Autoridade pondera, contudo, que ainda é preciso avançar nos estudos

30 abr 2020 - 00h44
(atualizado às 07h57)
Compartilhar
Exibir comentários
O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos e conselheiro de Saúde da Casa Branca, Dr. Anthony Fauci, afirmou nesta quarta-feira, 29, que os testes desenvolvidos pela Gilead Science para utilizar um medicamento no tratamento de covid-19 trazem "boas notícias".
Logotipo da Gilead na frente do prédio de escritórios da companhia. 1/5/2018. REUTERS/Stephen Lam
Logotipo da Gilead na frente do prédio de escritórios da companhia. 1/5/2018. REUTERS/Stephen Lam
Foto: Reuters

Em coletiva de imprensa ao lado do presidente americano, Donald Trump, Fauci destacou que o medicamento teve um "claro efeito" na diminuição do tempo de sintomas dos pacientes. "É o primeiro estudo controlado placebo, de alta potência e verdadeiramente randomizado", destacou o médico, que é a principal autoridade de saúde nos EUA neste momento e integra a força-tarefa do governo Trump de combate à pandemia.

"Foi um teste internacional envolvendo vários locais, não apenas nos Estados Unidos, mas em vários países do mundo, incluindo Alemanha, Dinamarca, Espanha, Grécia, Reino Unido", completou.

Fauci ponderou, contudo, que ainda é preciso avançar com os estudos sobre a possibilidade de utilização da droga em pacientes infectados pelo coronavírus e ressaltou que a notícia nada tem a ver com vacinas. "Este é um tratamento para pessoas que já estão infectadas. É para prevenir o desenvolvimento de infecções", disse o infectologista.

Ainda pela manhã, a Gilead informou que a fase 3 do estudo aberto mostrou que o medicamento teve resultados semelhantes em pacientes com casos severos da doença. A farmacêutica espera obter resultados sobre a eficácia do antiviral em pacientes com quadro moderado da covid-19 no final de maio.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade