PUBLICIDADE

Esporte e felicidade: pesquisa aponta a relação e benefícios

Estudo feito pelo Ticket Sports, em parceria com a Netshoes, buscou compreender de forma mais profunda a relação entre os dois temas

6 nov 2023 - 17h01
Compartilhar
Exibir comentários

A Netshoes, e-commerce de artigos esportivos e lifestyle, e o Ticket Sports, plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, acabam de divulgar o estudo " Esporte e Felicidade".

Estudo apontou a relação entre esporte e felicidade. Confira os números!
Estudo apontou a relação entre esporte e felicidade. Confira os números!
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

Feita com mais de 9 mil atletas, a pesquisa tem como objetivo compreender de forma mais profunda a relação entre os dois temas e verificar o papel dos exercícios físicos para além de promoção de saúde física e mental e melhora da autoestima das pessoas.

Estudo sobre a relação entre esporte e felicidade

Corridas curtas, corridas médias, meia maratona, maratona, caminhada, ciclismo, mountain bike, corrida em trilhas, triathlon, ultramaratona e travessia foram as modalidades analisadas, com respostas de mais de 9 mil atletas.

Assim, o primeiro resultado observado na pesquisa foi que os ultramaratonistas se declararam os mais felizes: 81,5% deles se consideram "muito felizes" em relação à saúde conquistada com a prática do esporte. Na outra ponta, apenas 25,6% dos adeptos das caminhadas deram o mesmo retorno.

"Uma das grandes descobertas da pesquisa é sobre como os eventos esportivos são momentos memoráreis, inesquecíveis. Se emocionar é o gatilho, até ficar tenso faz parte disso. É quase uma experiência espiritual, que renova fé em si mesmo", afirma Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports.

Para o diretor de marketing da Netshoes, Rafael Montalvão, os resultados mostram que há mais consciência sobre como a prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde - tanto física quanto mental.

"Fico bastante feliz, pois na Netshoes temos o objetivo de fazer as pessoas se identificarem com alguma atividade física e perceber o quanto ela pode ser prazerosa e benéfica. Não é apenas sobre ter um corpo saudável, é também sobre elevar a qualidade de vida, incluindo a felicidade".

Entre os entrevistados, 97,2% acreditam que o esporte tem um papel importante para a felicidade, além de promover saúde física e mental, e melhorar a autoestima das pessoas. Além desse dado, a pesquisa mostra que, na visão dos participantes, corpo e mente caminham lado a lado.

Veja a seguir mais números da pesquisa sobre esporte e felicidade:

Felicidade

Quando foram questionados sobre "o momento em que são felizes", 60,8% responderam que na maior parte do tempo, enquanto 16,9% acreditam que sempre estão felizes.

Locais da felicidade

Entre os locais que os entrevistados se consideram felizes, 38,5% destacaram o trabalho, 47,6% as relações interpessoais e 46,2% a saúde.

Modalidade

Segundo os dados, a modalidade que mais proporciona felicidade para os atletas é a corrida, e 81,5% consideram a ultramaratona como a mais prazerosa.

Papel do esporte

Sobre o papel do esporte para a felicidade, 97,2% concluíram que ele tem uma enorme importância na propagação desse sentimento em nossas vidas.

Benefícios

68,8% acreditam que o esporte promove bem-estar e benefícios para saúde física, enquanto 64% destacaram os pontos positivos para saúde mental e autoestima.

Saúde mental

98,5% consideram que o esporte tem um papel fundamental na nossa saúde mental.

Eventos esportivos

Na visão dos participantes, os eventos esportivos deixam as pessoas mais felizes. 51,2% ficam felizes antes das provas, enquanto a superação pessoal é o principal motivo pela felicidade dos atletas.

Marcas no evento

Para 57% dos entrevistados, a presença de grandes marcas envolvidas em eventos esportivos é sim um fator de felicidade. De acordo com a pesquisa, elas proporcionam momentos únicos e de emoção.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade