Escocês com nariz gigante se submete a cirurgia para reparar condição rara: 'Difícil beijar minha esposa'
Gerard McAliece, de 68 anos, apresentou um quadro grave de rinofima, uma alteração nas glândulas sebáceas
Gerard McAliece, um escocês de 68 anos com rinofima severa, passou por cirurgia para corrigir o crescimento exagerado de seu nariz, transformando sua qualidade de vida e seu relacionamento com a esposa.
Se saía na rua, Gerard McAliece percebia as pessoas olhando com certa estranheza. Até beijar a própria esposa se tornou impossível para ele. Aos 68 anos, o escocês sofre com rinofima, uma condição que fez seu nariz aumentar tanto que ganhou a atenção dos tabloides como um dos piores casos do Reino Unido. Após anos sofrendo, o idoso finalmente fez uma cirurgia para consertar o problema.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Há dez anos, Gerard seguia uma rotina comum em Kilmacolm, na Escócia, quando percebeu que havia algo errado com o seu nariz. O aposentado passou a notar alterações e um crescimento fora do normal, mas tentou não se assustar ou causar alarde entre os familiares.
"Na medida do possível, eu tentava ignorá-lo", contou ao Daily Mirror. Nessa altura o escocês ainda não sabia, mas a condição enfrentada por ele se chama rinofima.
A doença é considerada rara e é provocada pela multiplicação das glândulas sebáceas no nariz e no tecido conjuntivo subjacente. É justamente isso que causa o inchaço, a vermelhidão e os caroços no local.
Tudo passou a ficar insustentável para Gerard quando o quadro se tornou constrangimento. "As pessoas começaram a me encarar, e algumas desviavam o olhar", lembrou.
"As crianças mais novas eram as piores. Elas não têm malícia nem filtros. Eu costumava me preocupar muito nas festas de aniversário dos meus netos. O que os amiguinhos deles pensavam?", emendou.
Até mesmo a esposa, Carol, reclamou da condição. Segundo ela, o nariz enorme do marido a impedia de beijá-la há anos. Isso porque o tecido do nariz de Gerard havia inchado tanto que estava caindo sobre a boca e tomando uma parte considerável do rosto.
Após anos com o problema, Carol decidiu levar o marido para uma clínica especializada em Glasgow, na Escócia. Após quatro horas de operação, Gerard finalmente teve o excesso de pele removido e o nariz remodelado.
Nas redes sociais, a clínica publicou o relato do idoso e o resultado da intervenção no dia 7 de outubro. "Eles disseram que foi o maior trabalho que já haviam feito e que seria um verdadeiro desafio, mas que, com sorte, eles conseguiriam fazer isso em uma única sessão", disse Gerard em vídeo.
"A cirurgia mudou completamente a minha vida. Carol diz que voltei a ser o homem que eu costumava ser", celebrou o aposentado no relato que já acumula quase 500 mil visualizações no Instagram.