PUBLICIDADE

Tosse persistente pode ser início de tuberculose; saiba identificar

Com sintomas parecidos, a tuberculose frequentemente é confundida com a gripe. A confusão atrapalha o diagnóstico e tratamento da doença

1 mai 2023 - 15h02
(atualizado em 2/5/2023 às 17h04)
Compartilhar
Exibir comentários
VÍDEO: tosse ou tuberculose? Saiba como diferenciar -
VÍDEO: tosse ou tuberculose? Saiba como diferenciar -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Segundo a OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e, por isso, corre risco de desenvolver a doença. Além disso, há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

No Brasil, a condição é frequente. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja possível prevenir, tratar e curar a tuberculose, ela ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no país.

O Ministério da Saúde destaca que cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.

Por conta dos sintomas similares, é comum confundir a tuberculose com a gripe, o que atrapalha o tratamento da doença. Além disso, alguns pacientes não apresentam nenhum indício de contaminação, enquanto outros têm sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. 

Com o diagnóstico incerto, por exemplo, a tuberculose pode evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. Por isso, é imprescindível saber diferenciar o quadro de uma gripe, o que pode ser feito com base nos sintomas. Confira no vídeo abaixo:

 

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade